Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 9 de março de 2010

Esparguete à "Bolonhesa"


Esparguete à "Bolonhesa"
Simples, rápido e prático, bom para aliemntar uma família ou uma pessoa solitária!

Esparguete
Azeite
Sal
Água

Carne de vaca picada
Sal
Pimenta
Cebola
Alho
Louro
Vinho Branco
Tomate pelado
Ketchup
Oregãos ou Mangericão (opcional)
Queijo Parmesão

Cozer o Esparguete em água a ferver com sal e azeite ou óleo, não deixar cozer de mais pq perde toda a graça (se quiserem confirmar que está pronta atirem com um espargete contra a parede - pedra/azulejo, e se ficar colado é pq está pornto!); depois de cozido, adicionem um pouco de azeite ou manteiga ao esparguete para que ele não cole.

Para a Bolonhesa, refogar a cebola e o alho em azeite, com 2/3 folhas de louro; juntar a carne picada, temperar com sal e pimenta e deixar fritar até que toda a carne deixe de estar vermelha; refrescar com vinho branco e deixar evaporar ligeiramente; juntar uma lata de tomate pelado desfeito e envolver tudo (para tirar o ácido do tomate em vez de juntar o tradicional açúcar, juntem ketchup, é doce e é tomate, é prefeito!); se estiver muito espesso e tb para dissolver um bocado a tomatada juntem um bocadinho de água (eu junto sempre); qd estiver cozinhado, retirem as folhas de louro e passem ligeiramente com a varinha mágica, só para tirar aqueles grumos de carne maiores, para ligar o molho e ficar perfeito qd se juntar com a massa no prato. Polvilhar com a erva escolhida. Ralem muito parmesão à hora de servir.....fica guloso!
NOTA: se quiserem enriquecer podem tb usar cogumelos, mas frescos!
Bom apetite!

4 comentários:

Os Petiscos da Leonor disse...

Esqueci-me de dizer que se usarem oregãos adicionem pouco antes de desligarem o lume; se usarem mangericão adicionem já com o lume desligado.

Inha disse...

a receita da minha mãe é com vinho tinto e muita cenoura ralada. fica uma delicia
bjs
Mariazinha Queiroga

Inha disse...

experimente que é uma delicia

Os Petiscos da Leonor disse...

obg pelas dicas Maria!