Num mercado em Amesterdão....

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Arroz de Polvo Malandrinho



Arroz de Polvo Malandrinho
Hummmmmmmmmmmmm...nham nham nham....estava malandrinho e divinal! No ponto! Polvo tenro, tempero qb, cozedura do arroz perfeita, coentros top....cor apetitosa; façam....aconselho!
Já coloquei nas dicas como cozer polvo, mas deixo aqui também para vos ajudar:
"Um polvo rijo e elástico é fatal! Polvo é bom, mas tem de estar tenro....e isto é possível, sem que tenhamos que dar pancada de meia noite ao desgraçado e usar outros verdadeiros mitos!
Basta coze-lo, ainda congelado, dentro da panela de pressão sem qualquer água ou sal, e apenas adicionando meia cebola com casca e tudo; deixar cozer durante cerca de 15 minutos depois de começar a apitar.
Em querendo fazer Arroz de Polvo podem e devem usar a água da cozedura (ÁGUA QUE SAI DO POLVO), mas 1º convém coar pois pode trazer alguma areia; para Saladinha de Polvo, Polvo á Lagareiro, Carpaccio ou outros podem dispensar a água"
ATENÇÃO: GUARDAR A ÁGUA DA COZEDURA DO POLVO!!!!
Polvo Cozido 1
Cebola Picada 1
Alho Picado 3 dentes
Azeite qb
Sal Grosso qb
Água da Cozedura do Polvo e mais água se for necessário
Vinho Tinto 1/2 copo (opcional)
Arroz 1 caneca (usei agulha mas podem usar carolino!)
Coentros Picados em abundância

Num tacho baixo e largo deitar um bom fio de azeite e fazer refogar a cebola com o alho até tudo ficar translúcido; adicionar então o arroz e envolver bem; deitar o vinho para que apure e em seguida devem adicionar a água do polvo e mais alguma se esta não chegar, numa proporção de 2 canecas e meia, adicionando um pouco de sal, mas pouco, pq a água da cozedura já vem salgada (mesmo o polvo sendo cozido sem sal!); qd levanta fervura baixar o lume, tapar e contar cerca de 15 minutos abrindo de imediato e adicionando o polvo cortadinho aos bocados; se acharem que tem pouco caldo podem adicionar aqui um pouco mais de água e deixar reduzir durante 2 minutos mais. Polvilhar com MUITOS coentros e servir de imediato! Este é daqueles pratos a que costumo chamar "DA PANELA PARA A BOCA", não pode mesmo esperar, pois perde metade da graça!
Bom Apetite!

3 comentários:

inhas disse...

Vou experimetar!Com MUITOS coentros :)

Unknown disse...

Fiz este prato onde e ficou do melhor! Obrigado pela Óptima receita. bjs

Os Petiscos da Leonor disse...

Fico tão contente! Bjns e bons cozinhados
Leonor