Num mercado em Amesterdão....

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tortilha Vegetariana (versão 1)




Tortilha Vegetariana (versão 1)
Uma tortilha é uma óptima maneira de aproveitar restos e restinhos, legumes já a ficarem feios e moles, mas pode tb ser feita dos alimentos mais frescos e bonitos! Enche o olho e é saboroso sempre. Podem usar o que tiverem à mão ou podem ir ás compras....um dos meus ingredientes de eleição é o pimento, mas não tinha! Se for de todas as cores melhor ainda.
Ovos
Sal e Pimenta Preta
Cebola
Cogumelos
Tomate Cereja
Batata Cozida ou Frita aos cubos
Rodelas de Azeitona Preta
Coentros Picados
Azeite

Numa frigideira grande e antiaderente deitar azeite e a ele juntar a cebola para fritar ligeiramente; de seguida entram os cogumelos laminados, depois o tomate, depois a batata e por fim as azeitonas; deixar estufar tudo junto por breves momentos. Podemos temperar ligeiramente com sal e pimenta!
Por fim entram os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta e tb já com os coentros picados!
Deixar cozinhar e, qd der, virar ao contrário para que finalize a cozedura (com a ajuda de um prato ou tampa grd).
Acompanhei com uma salda rica e Arrozinho de Manteiga
DICA: qd faço para muita gente, em vez de usar a frigideira, faço dentro de um pirex untado e levo ao forno!
Bom Apetite!

Sugestão de Salada 3


Sugestão de Salada 3
Mais uma saladinha....
Alface Francesa
Milho Doce
Tomate de Salada
Queijo Mozarela
Coentros
Flor de Sal e Pimenta Preta
Azeite e Vinagre

Rasgar para dentro de uma saladeira a alface, salpicar como milho, cobrir com meias luas de tomate, por cima deste dispor pedaços de mozarela e depois uma folhinha de coentros por cima de cada um; temperar com flor de sal, pimenta preta moída ao momento, um fio de azeite e vinagre.
Fiz esta para acompanhar uma Tortilha Vegetariana.
Bom Apetite!

Amêndoas Crocantes



Amêndoas Crocantes
Este ano tentei fazer pela primeira vez amêndoas para oferecer na Páscoa! Podem não ter ficado extraordinárias mas ficaram garantidamente boas e carregadinhas de amor!
Amêndoas cruas com pele 500 gr
Açúcar 500 gr
Aroma de Baunilha 1 c. de café

Limpar as amêndoas com um pano para retirar o excesso de pó característico; deita-las num tacho baixo e largo juntamente com o açúcar e o aroma de baunilha e cobrir com água; mexendo sempre, deixar ferver até ponto de areia (quando apresentar um aspecto de areia); nesta altura adicionar uma boa colherada de água e deixar chegar novamente a ponto de areia repetindo uma vez mais esta operação. Estão prontas quando atingem o quase ponto de rebuçado! Deita-se isto sobre a pedra da bancada da cozinha humedecida com água fria e separam-se de imediato com uma faca ou espátula! Espero que vos corra bem, pois comigo não saíram a 100%, isto dos pontos de açúcar tem que se lhe diga e só a experiência nos pode valer, há que tentar e treinar!
Boas Amêndoas!

terça-feira, 30 de março de 2010

Arrozinho de Manteiga


Arrozinho de Manteiga
Tão bom que até se pode comer assim sozinho.....
Arroz Agulha 1 caneca
Água 2 canecas mal cheias
Sal qb
Cebolinas 2 (podem usar uma cebola normal)
Manteiga qb

Lavar bem o arroz e escorrer.
Num tacho baixo e largo deitar a água com o sal, uma colher de sobremesa de manteiga e as cebolinhas descascadas e cortadas ao meio; quando começar a ferver juntar o arroz e deixar levantar fervura; tapar e pôr o lume no mínimo contando 15 minutos; quando estiver pronto e antes de servir junta-se uma boa colherada de manteiga e envolve-se tudo. O arroz deve apresentar um aspecto meio empapado mas apetitoso!
Fiz para acompanhar Filetes de Peixe Gato de Cebolada no Forno, mas serve para acompanhar quase tudo.
Bom Apetite!

Filetes de Peixe Gato de Cebolada no Forno





Filetes de Peixe Gato de Cebolada no Forno
Prático e delicioso, podem usar outro tipo de peixe, como linguado, pescada, solha, palmeta, e outros de forma achatada....
Filetes de Peixe Gato 2
Sal e Pimenta Preta em grão qb
Limão sumo de 1/2
Leite qb
Cebola 1
Pão Ralado qb
Azeite e Manteiga de cada 1 c. de sobremesa

Temperar (com antecedência de preferência!) os filetes com sal grosso, pimenta preta moída ao momento, sumo de limão e regar com leite até ficar quase tapado; deixar assim a marinar durante o dia.
Ligar o forno para ir aquecendo!
Cortar a cebola em meias luas muito fininhas e com ela fazer uma cama num pirex; por cima colocar os filetes escorridos da marinada e polvilhar generosamente com pão ralado; num frigideira derreter a manteiga juntamente com o azeite e adicionar a marinada juntando um pouco mais de leite se necessário; deixar levantar fervura e regar por cima dos filetes e levar ao forno quente de imediato a cozinhar. Está pronto quenado apresentar um aspecto tostadinho (é rápido!)
Acompanhei com Arrozinho de Manteiga, mas tb fica óptimo com Puré de Batata!
Bom Apetite!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Couve Portuguesa Salteada em Azeite e Alho


Couve Portuguesa Salteada em Azeite e Alho
Couve Portuguesa
Água
Sal
Azeite e Alho

Arranjar e lavar as couves retirando os caules mais duros; cozer em água a ferver abundante e temperada com sal; nunca tapar a panela para que a cor verde se mantenha. Quando estiver cozida escorrer e deixar assim para ir escorrendo o máximo de água; à hora de servir por numa frigideira o azeite com o alho muito picadinho deixando este fritar ligeiramente e adicionar as couves para as saltear por uns minutos. Podem fazer isto com quase todos os legumes verdes, fica sempre bem (grelos, nabiças, espinafres, couve lombarda, etc....)
Fiz para acompanhar as Alehiras.
Boa Apetite!

Batatinhas Salteadas em Azeite


Batatinhas Salteadas em Azeite
Batatinhas Novas
Água
Sal
Azeite

Cozer as batatinhas com casca em água abundante com sal e a ferver, mas não as deixar cozer totalmente! Escorre-las e arrefece-las imediatamente debaixo de água fria para as poderem pelar; corta-las às rodelas grossas ou metades (depende do tamanho) e salteá-las em azeite bem quente até que elas fiquem com um aspecto frito e alourado; no fim salpicar com uns grãos de sal grosso que lhes dão uma graça especial!
Fiz para acompanhar as Alheiras de Caça fritas! mas podem servir para acompanhar outros pratos.
Bom Apetite!

Alheiras de Caça Fritas


Alheiras de Caça Fritas
Adoro alheiras, de caça ou normais e em qq altura do ano! Tive o privilégio de as fazer quando era mais nova, desde a Matança do Porco até chegarem ao fumeiro, uma experiência ímpar e que me acompanha desde os meu 9/10 anos de idade, não me esqueço e, um dia, agora adulta, adoraria repetir este programa! Que saudades de Alijó...e bem podemos agradecer aos Judeus por esta maravilhosa invenção, divinal diria eu!
Alheiras de Caça de grande qualidade
Óleo abundante

Colocar o óleo a aquecer, pois este tem que estar bem quente quando a alheira entrar, sob pena de ficar toda empapada em óleo caso este não esteja suficientemente quente! Golpear a pele (tripa) da Alheira no seu todo e longitudinalmente.
Com o óleo bem quente colocar uma alheira de cada vez a fritar (a alheira deve mergulhar por completo no óleo); assim que a colocamos dentro do óleo a tripa deve enrolar por completo ficando a alheira com um aspecto tostadinho e crocante. Quando frita retirar com uma escomadeira e escorrer em papel de cozinha.
Servi com batatinhas salteadas em azeite, couve portuguesa salteada em azeite e alho e ovo estrelado em azeite.
Outras sugestões para cozinhar as alheiras:
No forno: ponham o tabuleiro de forno e por cima a respectiva grelha de forno tb e coloquem aí as alheiras previamente picadas e levem ao forno quando este estiver bem quente; este processo é mais demorado mas mais saudável.
Na Grelha: Humedecer as alheiras e pica-las ligeiramente e coloca-las na grelha bem quente; é tb mais saudável e mais rápido que no forno, mas tb mais arriscado para se rebentarem.
Fritar em Azeite: seguir o mesmo processo usado com o óleo; aqui a alheira toma muito o sabor do azeite. Um dia apresento outras sugestões de acompanhamento.
Boas Alheiras!

Alheiras de Caça a caminho.....


Alheiras de Caça a Caminho......

Na fotografia podem ver o que aí vem a caminho para o jantar.....quando estiver tudo cozinhado mostro a apresentação!
Alheiras de Caça fritas, Couve Portuguesa salteada em azeite e alho (costumo usar grelos, mas tinha esta couve que me ofereceram), ovos estrelados em azeite e batas tb salteadas em azeite.....Tipicamente Português! EU ADORO!

Até já!

domingo, 28 de março de 2010

Maçãs Assadas com Porto e Gelado de Nata



Maçãs Assadas com Porto e Gelado de Nata
Ora aqui está uma sobremesa fácil, rápida, económica e verdadeiramente maravilhosa! Adoro tudo o que tenha maçã, por isso posso parecer suspeita.....Esta sobremesa fotografei antes de entrar no forno, quando saíram foram atacadas de imediato!
Maças Golden
Açúcar
Manteiga
Vinho do Porto
Gelado de Nata

Acendam o forno para ficar bem quente; descasquem as maçãs inteiras e retirem o caroço central (há um utensílio próprio mas com jeito tiram com uma faca); disponham-nas num Pirex e polvilhem com açúcar generosamente mas sem exagerarem, ponham dentro de cada uma uma pequena noz de manteiga e reguem com Vinho do Porto. Levem a assar em forno bem quente. Quando estiverem prontas sirvam depois de arrefecerem ligeiramente com uma bola de Gelado de Nata por cima ou não! É sucesso garantido...
Boas maçãs!

Cozido Misto de Brócolos e Couve Flor

Cozido Misto de Brócolos e Couve Flor
Porque misturar cores é bonito e porque misturar sabores é bom, porque não servir uma bonita travessa com a mistura destes dois legumes tão bonitos? Até parece um arranjo para centro de mesa.....só tenho pena de não ter conseguido uma fotografia, também aqui os convidados foram mais rápidos!
Brócolos
Couve Flor
Sal
Água
Azeite
Vinagre

Cozer os legumes em separado pois cada um tem o seu tempo de cozedura, os brócolos são mais rápidos! Dispo-los num pirex de forma bonita e harmoniosa e cada um tempera a gosto no seu prato com azeite e vinagre! Fiz para acompanhar o Salmão em Papelote.
Bom Apetite!

Batatas Novas Assadas Cremosas

Batatas Novas Assadas Cremosas
Batatinhas Novas
Sal grosso
Tuscany Blend (pode ser uma qq mistura de ervas secas ou frescas)
Azeite
Natas

Usei 1 kg destas batatinhas, como eram de tamanho médio cortei-as ao meio; deitei-as num pirex, salpiquei-as de sal grosso e ervas e reguei-as com um bom fio de azeite, envolvendo-as bem para que fiquem temperadas uniformemente. Vão a assar ao forno bem quente. Quando estão prontas ou se servem assim ou adiciona-se um pacote de natas e deixa-se aquecer um pouco ainda no forno quente! Ficam uma maravilha, fiz para acompanhar o Salmão em Papelote!
Bom Apetite!
(não fui a tempo de fotografar, os convidados foram mais rápidos!)

Creme de Espinafres

Creme de Espinafres
Mais uma vez vos digo que as sopas faço com o que tenho em casa...amanhã posso fazer esta mesma sopa e alterar alguns dos legumes!
Cebolas 3
Batatas 2
Nabo 1 peq.
Abóbora 1 pedaço bom
Alho 4 a 5 dentes
Caldo de Galinha 1 cubo (opcional)
Espinafres 1 molho
Sal
Água
Azeite

Arranjar e descascar os legumes. Refogar ligeiramente a cebola e o alho em azeite, deitar o cubo de caldo de galinha e ir adicionando os restantes legumes entrando os espinafres em último lugar. Adicionar a água suficiente para tapar bem os legumes e temperar com sal. Deixar cozer e passar com a varinha mágica obtendo uma textura cremosa. Hoje e para dar um ar mais "chique" antes de a servir adicionei um pingo de natas em cada prato.
Boas Sopas!
(Amanhã ponho fotografia)

Salmão em Papelotes



Salmão em Papelotes
Aqui está um prato saudável, bonito, simples, rápido, delicioso, apelativo para as crianças e adultos....tudo bom!
Lombinhos de Salmão (pode ser posta ou inteiro)
Coentros
Limão às meias luas
Sal e Pimenta Preta moída ao momento
(Papel Prata)

Assedam o forno para ir aquecendo!
Cortar tiras de papel prata de tamanho suficiente para depois fazer um pequeno embrulho, Papelote e em nº igual ao nº de lombinhos!
Em cada tira salpicar uns grãos de sal grosso, colocar o lombinho por cima e temperar com sal grosso, pimenta preta moída no momento, colocar por cima umas folhinhas de coentros (às vezes uso os congelados, mas os frescos é sempre outra conversa!) e duas meias luas de limão, fechar o papelote de forma a ficar mesmo trancado mas deixando espaço entre o peixe e a parte de cima do papelote.
Levar ao forno já bem quente durante cerca de 8 minutos e está pronto a servir.
Acompanhei com misto cozido de Brócolos e Couve Flôr e Batatas assadas cremosas!
Bom Apetite!

sábado, 27 de março de 2010

Dica - Cozer Polvo Tenro


Dica - Cozer Polvo Tenro
Um polvo rijo e elástico é fatal! Polvo é bom, mas tem de estar tenro....e isto é possível, sem que tenhamos que dar pancada de meia noite ao desgraçado e usar outros verdadeiros mitos!
Basta coze-lo, ainda congelado, dentro da panela de pressão sem qualquer água ou sal, e apenas adicionando meia cebola com casca e tudo; deixar cozer durante cerca de 15 minutos depois de começar a apitar.
Em querendo fazer Arroz de Polvo podem e devem usar a água da cozedura, mas 1º convém coar pois pode trazer alguma areia; para Saladinha de Polvo, Polvo á Lagareiro, Carpaccio ou outros podem dispensar a água.
Bom Polvo!

Crepes Doces Americanos






Crepes Doces Americanos
Crepes, quem não gosta?! Há massas que nunca mais acabam mas as que mais gosto são as que levam muitos ovos....aqui apresento uma das minhas massas de eleição. Podem comer com molho de chocolate, com açúcar e limão (minha perdição), manteiga e açúcar, compotas variadas, ou o meu Lemon Curd (receita já no blog).
Fazemos estes crepes cá em casa à laia de refeição, normalmente ao Domingo! Hoje é Sábado mas parecia Domingo....

Farinha 250 gr
Açúcar 60 gr
Sal 1 pitada
Ovos 5
Óleo 2 c. sopa
Leite 3/4 lt
manteiga qb para a fritura

Numa tigela grande misturar a farinha peneirada, o açúcar e o sal; fazer um buraco e no meio juntar os ovos inteiros mexendo com as varas até criar uma massa una; adicionar agora o óleo e em seguida o leite a pouco e pouco. Tapar a tigela e deixar descansar cerca de 1 hora(acreditem que compensa, a massa fica muito melhor).
Pôr uma frigideira boa (daquelas com teflon intacto, para que corra bem!) ao lume e deixar aquecer; adicionar um pouquinho de manteiga, o suficiente para deixar a frigideira untada, e em seguida deitar uma pequena concha de massa no centro fazendo depois desliza-la com a ajuda de movimentos circulares. Com uma espátula descolar as bordinhas do crepe e pegando numa parte fazer virar o crepe.deixar tb fritar deste lado e está pronto para acompanharem como mais gostarem!
Para a próxima dou a outra receita que tb adoro.
Bom Apetite!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tarte de Maracujá


Tarte de Maracujá
Foi a 1ª vez que me aventurei nesta tarte! Não sou grande apreciadora destas consistências de semifrios, mousses, cheesecakes.....mas amanhã tenho um almoço e achei simpático levar uma tarte fresca a chamar a Primavera. Tinha cá em casa alguns ingredientes que me pareceram suficientes para a confeccionar.

Massa
Bolacha Maria 200 gr
Manteiga 125 gr
Recheio
Polpa de Maracujá 1 lt peq. (a minha não tinha sementes, o que me deixou triste!)
Leite Condensado 1 lt peq
Iogurte Natural Açucarado 1
Gelatina Laranja 1/2 pacote (devia ser de frutos-tropicais)
Sumo de 1 limão
Folhas de Gelatina 3
Água a ferver 1/4 lt

Massa

Liguem já o forno para ele aquecer bem; liguem na temperatura máxima e quando colocarem a tarte reduzam para cerca de 180ºc.
Moer as bolachas na picadora, mas não deixar reduzir a pó, convém ficar semi granulado; juntar a manteiga à temperatura ambiente (nunca derreter)e juntar com as mãos até ficar uma massa uniforme (o calor das mãos é que derrete a manteiga). Forrar uma tarteira de fundo móvel com esta massa com a ajuda de uma colher de sopa para espalhar uniformemente. Levar a tarteira ao congelador aproximadamente 10 minutos (o tempo de preparar o recheio); o levar ao congelador vai dar uma consistência crocante à bolacha qd esta sair do forno! Colocar então a massa no forno cerca de 10/15 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
Recheio
Fazer o 1/2 pacote de gelatina com o 1/4 litro de água a ferver e deixar arrefecer. Numa tigela misturar a polpa de maracujá com o leite condensado e o iogurte açucarado; de seguida acrescentar a gelatina já arrefecida e o sumo de limão; juntar ainda as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e derretidas em banho maria.
Deitar na tarteira já arrefecida e levar ao frigorífico até solidificar.
Como sobrou recheio, enchi umas tigelas pequeninas que vão fazer as delícias dos mais novos!
Se fizerem com polpa de sementes fica mais bonito e se usarem gelatina de frutos tropicais fica mais saborosa!
Convém fazer numa tarteira de fundo móvel e relativamente funda, a minha é demasiado baixinha (daí ter sobrado tanto recheio)!
Bons doces!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Salada de Tomate e Queijo Fresco de Cabra


Salada de Tomate e Queijo Fresco de Cabra
Porque sabe sempre bem uma saladinha!
Tomate
Queijo Fresco de Cabra
Oregãos
Azeite
Sal Grosso

Cortar o tomate em pedaços, juntar os queijo aos cubos, polvilhar com oregãos e pouco antes de servir temperar com grãos de sal grosso e regar com um simpático fio de azeite! Fiz para acompanhar o Empadão.
Bom Apetite!

Empadão de Carne de Vaca



Empadão de Carne de Vaca
Aproveitando os restos do Guisado de Carne de Vaca! Este é daqueles empadões à antiga, bem tradicionais.....as crianças costumam adorar!
Restos de Guisado de Carne de Vaca (tb podem guisar carne para o efeito)
Puré de Batata (ver a receita que já está aqui no blog)
Ovo batido para pincelar

Picar muito bem os restos da carne de vaca guisada incluído molho, ervilhas, cenouras e até batatas....ver fotografia.
Num pirex ou qq outro prato de forno fazer uma cama com puré, forrar com a pasta da carne e cobrir novamente com puré. Antes de ir ao forno (que deve estar já bem quente) pincelar com ovo batido e em querendo podem dar uns efeitos decorativos com um garfo!
Está pronto quando apresentar um aspecto bem coradinho e quente.
Acompanhar com uma boa salada.
Bom apetite!

Salsichas de Nuremberga Grelhadas



Salsichas de Nuremberga Grelhadas
Que sabe tão bem de vez em quando, umas simples salsichas grelhadas em casa!
Salsichas de Nuremberga, vendem-se em todos os super mercados, brancas e pequenas, de tempero muito característico, eu adoro! Façam como eu e grelhem em vez de fritar.....
Na fotografia elas ainda estão cruas e o grelhador acabado de ser ligado! Convém coloca-las na grelha só quando esta estiver bem quente.
Acompanhei com salada e Macarrão Riscado Salteado
Bom apetite!

Macarrão Riscado Salteado em Alho e Coentros


Macarrão Riscado Salteado em Alho e Coentros
Macarrão Riscado
Água
Sal
Azeite
Alho
Coentros

Cozer a massa e água a ferver abundante e temperada com sal e azeite; quando cozida (nunca deixar cozer de mais...) escorrer e saltear em azeite e alho bem picadinho. Só no fim devem polvilhar com muitos coentros picados envolvendo tudo para que a massa ganhe estes sabores maravilhosos!!!
Fiz esta massa para acompanhar umas salsinhas grelhadas que proponho já a seguir.
Bom apetite!

Sugestão de Salada 2


Sugestão de Salada 2
Alface Francesa
Tomate Cereja
Cogumelos bem Frescos
Milho Doce
Coentros
Sal, Azeite e Vinagre Balsâmico

Rasgar a alface em pedaços para dentro de uma saladeira, juntar os tomates cereja cortados ao meio, os cogumelos laminados na hora e o milho bem escorrido. Salpicar generosamente com coentros picados (normalmente uso frescos, como agora, mas tenho sempre dos congelados, que obviamente não é a mesma coisa mas sempre é melhor do que não ter nada!)
Temperar pouco antes de servir com uns grãos de sal grosso, azeite e vinagre balsâmico ou normal!

Creme de Chuchu e Courgete


Creme de Chuchu e Courgete
Mais uma sopinha para a colação! Não deixem de a comer....
Chuchu 2
Courgetes 2
Cebolas 2
Batatas 1
Alho 4 dentes
Caldo de Galinha 1 cubo (opcional)
Sal qb
Água qb
Azeite ou Manteiga qb

Arranjar e cortar todos os legumes de forma regular. O Interior do chuchu usa-se todo, apenas se tira a casca; a courgete não se descasca!
Fazer um refogado com a cebola e o alho e a gordura escolhida juntando ainda o caldo se o usarem; adicionar os chuchus e as courgetes e a batata, cobrir com a águia, temperar com sal e deixar cozinhar em lume brando! Quando pronta passar com a varinha mágica e no prato por um bocadinho de pimenta branca, fica óptimo!
Se quiserem dar um toque diferente podem usar um bocadinho de natas.
Boas sopas!

terça-feira, 23 de março de 2010

Lulas com Courgetes


Lulas com Courgetes
Gosto de lulas sempre e de qualquer maneira.....venham elas! Atenção que elas depois de cozinhadas diminuem para menos de metade....
Lulas inteiras e limpas 1 kg
Alho Francês 1
Manteiga
Sal e Pimenta Preta
Molho Inglês (opcional)
Tomate Pelado 1/2 lata peq.
Courgete 1 grd
Tuscany Blend (opcional, usei por acaso pq tinha cá em casa - vende-se na Oil & Vinigar)
Natas 1 pac. (podem usar de soja + saudável)

Lavar bem as lulas em várias águas para lhes tirar os maus cheiros e garantir que ficam bem lavadas por dentro (costumo comprar as congeladas inteiras já arranjadas); escorre-las bem antes de as temperar; temperar com sal e pimenta preta e um bocadinho de molho inglês; fazer um bom refogado com manteiga e o alho francês até este ficar tenrinho e adicionar as lulas escorridas das águas do tempero e juntar tb o tomate pelado; deixar cozinhar (na panela normal demora algum tempo, na panela de pressão é num instante, em 10 minutos ficam prontas!); abrir a panela e retirar algum excesso de caldo com a ajuda de uma concha ou colher grd (as lulas largam muita água) adicionar então as courgetes cortadas em meias luas e temperadas com o Tuscany Blend (dá um gostinho simpático); deixar cozinhar ligeiramente as courgetes mas deixar aldentes; juntar então as natas e deixar levantar fervura desligando de imediato! Acompanha com Arroz Basmati muito branquinho e solto....
Bom apetite!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Creme de Abóbora com Gengibre


Creme de Abóbora com Gengibre
Usar gengibre requer alguns cuidados.....é muito forte e devemos usar na quantidade certa, normalmente pouca! Nada como experimentar.....se ficar muito forte podemos cortar com açúcar!
Abóbora boa e madura 500 gr
Alho Francês 2 (usar só a parte branca)
Gengibre 4 a 5 rodelas finas
Caldo de Galinha 1 cubo
Sal
Manteiga
Leite
Água
(Açúcar caso seja necessário cortar o pico em excesso do gengibre)

Fazer um refogado com a manteiga, o alho francês e o gengibre; adicionar a abóbora cortada aos pedaços e o caldo de galinha e tb sal a gosto; adicionar metade de leite metade de água até tapar os legumes (só um bocadinho mais); deixar cozer e passar com a varinha mágica; rectificar temperos e textura acrescentado ou mais água ou mais leite se necessário! Fica top, podem servir num jantar melhor, adicionando uma gota de natas em cada prato, fica bonito e cremoso!
Boas sopas!

Guisado de Carne de Vaca



Guisado de Carne de Vaca
Que bem que sabe um guisadinho tradicional de vez em quando....eu pelo menos adoro! Sabor da minha infância!
Carne de Vaca para guisar 500 gr
Alho 4 ou 5 dentes
Sal e Pimenta preta qb
Louro 3 folhas
Azeite qb
Vinho Tinto qb
Cebola 1 grande ou 2 pequenas
Tomate pelado 1/2 lata
Polpa de Tomate 3 c. sopa
Água qb
Ervilhas 1/2 saco pequeno
Cenouras cortadas aos quadrados 2 ou 3
Batatas mal cozidas aos quadrados 4 ou 5

Cortar a carne em quadrados de tamanho regular e temperar com pimenta preta, alhos esborrachados, louro, um fio de azeite e 1/2 copo de vinho tinto; adicionar o sal apenas quando se for cozinhar, o sal enrijesse a carne de vaca quando adicionado com antecedência! fazer um bom refogado da cebola picada com azeite, adicionar a carne e deixar fritar ligeiramente; deitar o liquido do tempero com tudo e deixar evaporar um pouco. Adicionar o tomate pelado e polpa de tomate incorporando; nesta fase podemos acrescentar um pouco de água; tapar e deixar cozinhar um pouco; adicionar agora as ervilhas e cenouras e deixar cozinhar tudo isto junto. Quando estiver praticamente pronto adicionam-se as batas mal cozidas que acabam de cozer dentro do molho ganhando algum sabor do guisado; acompanha com arroz branco soltinho.
Bom apetite!

Morangos com Molho


Morangos com Molho
Porque a época de morangos ainda não começou mas temos sempre pressa em come-los assim que chegam à banca da fruta, há que tempera-los para que saibam a morangos!
Morangos
Açúcar
Sumo de Limão

Lavar os morangos em água fria sem tirar o talo/folha; tirar a folha apenas depois de lavados para que a água não entre dentro do morango e lhe tire o sabor; cortar em quartos para dentro de uma tigela e para dentro de um copo de varinha mágica ir pondo os morangos ou pontas mais verdes ou mais amassadas. Aos morangos da tigela adicionar um bocadinho de açúcar, mas pouco, e envolver bem deixando assim por um bom tempo tapado no frigorífico; aos que foram para o copo adicionar açúcar e sumo de limão e passar com a varinha mágica até ficar um molho doce e espesso; podem por mais açúcar ou limão conforme o vosso gosto. servir com o molho por cima, tudo bem fresquinho!
Bons morangos!

Bolo de Laranja Molhado




Bolo de Laranja Molhado
Quem não gosta de um bom bolo de laranja, bem húmido? Hummmmmmmmmmmm....é mesmo uma delicia!
Farinha 100 gr
Açúcar 100 gr
Manteiga 100 gr
Ovos 3
laranjas 2
Fermento em pó 2 c.chá
Glace de Laranja (para a cobertura)
Laranja (sumo e raspa) 1
Limão (sumo) 1/2
Clara de Ovo 1 (podem por a gema no bolo)
Icing Sugar (Açúcar em Pó) qb

Acendam já o forno no máximo para estar bem quente quando o bolo entrar; untem também já a forma com manteiga.
Bater o açúcar com as gemas até engrossar, adicionar a manteiga derretida no microondas e mexer, e por fim juntar o sumo e raspa das laranjas; adicionar agora a farinha peneirada juntamente com o fermento aos poucos, batendo até fazer bolhas (todas as massas de bolo devem ser batidas até terem bolhas, para assim ficarem mais fofos e leves); bater as claras em castelo e envolver a massa nas claras sem bater. Deitar a massa na forma já untada e levar ao forno médio (180º/200º); se começar a ganhar muita cor por cima podem sempre tapar com papel prata para não queimar; demora cerca de 30 minutos, mais coisa menos coisa; retirar e deixar arrefecer para depois cobrir com a glace, é ela que vai deixar o bolo bem molhadinho!
Para a glace:
Bater levemente a clara com a raspa de laranja e ir adicionando icing sugar até ficar uma para espessa que depois se dilui com os sumos (laranja e limão); para a glace ficar mais densa é só acrescentar mais icing sugar. Aplicar imediatamente, no bolo JÁ FRIO!
Bons bolos!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Páscoa

Páscoa

Olá amigos Petisqueiros! A Páscoa está a chegar e com ela chegarão também novas receitas, mais tradicionais e sempre saborosas.

Até lá aproveitem as receitas que já fui colocando e outras que vou disponibilizar....

Bons petiscos!
Leonor

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dica - Molho de Tomate / Cortar o ácido


Dica - Molho de Tomate / Cortar o ácido
Como todos sabem o molho de tomate tem tendência a ficar demasiado ácido! Tradicionalmente e para cortar o ácido adiciona-se açúcar. Eu, em vez de açúcar, uso ketchup, pois é doce e é de tomate, enriquecendo ainda mais o sabor do meu molho! Experimentem....
Bom Molho!

Almôndegas em Molho de Tomate


Almôndegas em Molho de Tomate
De um modo geral faço as almôndegas desde a base, ou seja, compro carne picada, tempero ao meu gosto, faço as bolinhas....mas desta vez confesso a minha preguiça e comprei as bolinhas já enroladinhas no supermercado....(no outro dia até usei umas do IKEA que cá tinha!). Cozinhar tb é isto...saber dar a volta e ser prático!

Almôndegas (noutra ocasião dou receita da base)20/30 bolas
Sal e Pimenta Preta qb
Cebola e Alho 1 e 3 dentes
Vinho Branco qb
Azeite qb
Tomate Pelado 1/2 lata peq
Polpa de Tomate 1 c. sopa
Ketchup qb
Leite qb
Água qb
Oregãos ou Mangericão qb

Num tacho largo e baixo fazer um bom refogado com o azeite, cebola e alho bem picadinhos, até ficar tudo bem lourinho; adicionar as bolinhas de carne e temperar com sal e pimenta, deixando fritar uniformemente; refrescar ligeiramente com vinho branco e adicionar um bocado de tomate pelado e outro bocado de polpa de tomate; para cortar o ácido do tomate acrescentar ketchup que é doce. Adicionar um bocadinho de água para diluir a tomatada e deixar apurar um pouco; entretanto adicionar leite, para melhorar o molho e amaciar a carne, vão pondo até acharem que está bom! Deixar cozinhar. Pouco antes do final adicionar ou oregãos ou mangericão picado, que dará um toque de exelência.....servir com esparguete ou puré ou arroz....
Nota: tirar as almondegas e passar o molho com a varinha mágica tb fica óptimo!
Bom apetite!

Imagem: Almondegas prontas e fumegantes

Esparguete Amanteigado


Esparguete Amanteigado
Esparguete
Água
Sal
Azeite ou óleo
Manteiga

Numa panela colocar a água com o sal e um fio de azeite a ferver; quando começa a ferver colocar o esparguete (nunca partir....) na quantidade desejada, e deixar cozer no ponto; se quiserem confirmar que o esparguete está cozido, atirem com um à parede (superfície vidrada) e se ficar colado é pq está pronto!
Escorrer o esparguete num passador, empratar e adicionar nozes de manteiga a gosto, envolvendo o esparguete para que este não cole.
Podem cozer quase todas as massas com este processo.
Isto é um esparguete simples, mas pode ter mil e uma variantes....podem saltear com azeite e alho, polvilhar com ervas diversas....sei lá, inventem! Eu adoro esparguete de qq maneira!
Bom apetite!
Imagem: Esparguete ainda a fumegar e com a manteiga a derreter

Beringelas Simplesmente assadas


Beringelas simplesmente assadas
Beringelas 1/2
Sal e Pimenta preta qb
Manteiga qb
Limão algumas gotas

As beringelas têm excesso de água na sua carne e devemos, meia hora antes de as cozinharmos e depois de cortadas ou ao meio ou aos gomos (depende de como as queremos apresentar), polvilha-las com sal e deixa-las assim durante esse tempo; findo este tempo limpamos as ditas com papel absorvente ou um pano limpo, para retirar a água que delas transpirou e o excesso de sal.
Colocam-se num pirex ou qq outro prato de forno temperam-se com pimenta preta moída ao momento, cobrem-se com nozes de manteiga e levam-se ao forno até ficarem tenras; assim que saem do forno borrifam-se com gotas de limão e servem-se!
É delicioso para acompanhar vários pratos, em especial se tiverem molho de tomate (hoje acompanharam Almôndegas com Molho)
Bom Apetite!

Imagem: Beringela aos gomos a transpirar com o sal

Sugestão de Refeição - Sopa de Agrião, Almôndegas em Molho com Esparguete amanteigado e Beringelas assadas

Sugestão de Refeição - Sopa de Agrião, Almôndegas em Molho com Esparguete amanteigado e Beringelas assadas
Quem não gosta da típica refeição que comia em casa dos pais, avós, tias.....uma sopa quente e feita com legumes frescos e carnudos, Sopa de Agrião, tão boa! E umas Almôndegas cheias de molho suculento, feito dos melhores tomates, molho esse que era envolvido num delicioso Esparguete, cozido no ponto e untado de manteiga....e para acompanhar umas Beringelas simplesmente assadas! Pois então digo-vos que podem ter esta refeição ao vosso alcance muito facilmente! Simples, bom, sem pretensões e todos gostamos!
Bom apetite!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dica - Colestrol


Dica - Colestrol

Alimentos ricos em colesterol:
Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas 'gordas', gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta, vísceras.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol (impedindo a absorção deste pelo instestino):
Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, amora, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, cevada, figo, vegetais folhosos.

O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. É sintetizado no fígado e em quantidades normais, é necessário para algumas funções do organismo mas, em excesso, causa problemas. Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo algumas hormonas e ácidos biliares.

Puré de Batata Simples



Puré de Batata Simples
Há lá coisa melhor do que um puré caseiro, feito com batatas de qualidade, daquelas que sabem mesmo a batata.....e afinal é tão simples!
Batatas de cozer qb
Água e Sal qb
Manteiga
Leite
Sal, Pimenta e Noz Moscada

Colocar as batatas a cozer em água com sal até ficarem muito bem cozidas; escorrer a água e passar a batata pelo passevit para dentro de um tacho largo; adicionar uma noz de manteiga e ir acrescentando leite até atingirem a consistência desejada, mexendo sempre com uma colher de pau; temperar com pimenta e noz moscada e acertar o sal tb.
É óptimo para acompanhar muitos pratos, quer de peixe quer de carne, em especial se tiverem molho!
Bom apetite!

Pescadinhas Escalfadas em Vinho Branco no forno


Pescadinhas Escalfadas em Vinho Branco no forno
Porque imaginação para cozinhar peixe em casa é curta mas porque o peixe é fundamental, aqui vai uma sugestão simples e saudável!
Pescadinhas pequenas 2
Alho 4 dentes
Cebola 1/2
Pimentos - opcional (usei de 2 cores, era o que tinha) 1
Coentros qb
Azeite qb
Limão umas gotas
Vinho Branco qb
Sal e Pimenta preta qb

Dispor as pescadinhas num pirex ou qq prato de forno, temperar com sal e pimenta preta dos dois lados e salpicar com gotas de limão; por cima colocar dentes de alho esmagados, cebola às meias luas, tiras de pimentos, raminhos de coentros; regar com um fio de azeite generoso e em seguida regar com vinho branco (ver imagem). Levar ao forno bem quente tapado com papel prata a cerca de 200º. Acompanha com puré de batata e grelos cozidos temperados com azeite e vinagre!
Bom apetite!

Dica - Facas



Dica - Facas
Eis um tema delicado! Facas.... Confesso ter grande dificuldade em cozinhar com más facas ou boas facas não afiadas! As minhas já têm 8 anos e estão impecáveis.
- Vale a pena investir em boas facas e mante-las, quando são boas são caras!
- Comprem um cepo de madeira para as ter ou uma barra de íman, estes sistemas evitam que as facas andem a bater umas nas outras ou noutros utensílios e prolongam a vida delas;
- Nunca lavar as facas na máquina, isto é assassinar uma faca a sangue frio, rebentam com o fio da faca em três tempos!
- sempre que possível lavar as facas apenas com água fia, sem qualquer detergente e apenas com uma esponja; secar de imediato e guardar; só quando estão muito gordurosas se justifica detergente ou água quente!
- afiem a faca com regularidade, mas nunca num amolador nem com pedra caseira....isto come o fio da faca! Prefira um fusil (na foto)
Em Portugal temos uma das melhores marcas de facas do mundo, ICEL! Made in Portugal e procuradas pelos melhores chefes de cozinha do mundo....eu também tenho!
Boas facas, grandes cozinhados!