Num mercado em Amesterdão....

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sugestão de Refeição: Creme de Brócolos, Croquetes com macarronete de Coentros e Salada, Morangos para finalizar




Sugestão de Refeição: Creme de Brócolos, Croquetes com macarronete de Coentros e Salada, Morangos para finalizar
Aqui fica uma simpática e prática sugestão de refeição; bem sei que se trata de fritos, que não é muito saudável, mas em compensação são deliciosos, e uma vez por mês não mata ninguém! A sopa estava feita, a massa cozeu-se num abrir e fechar de olhos e salteou-se com coentros congelados (era o que tinha), os croquetes (maravilhosos de uma senhora aqui vizinha) estavam no congelador e foi só fritar, a salada fez-se sem problema, os maravilhosos morangos que me ofereceram arranjaram-se enquanto a filha mais velha fazia os trabalhos de casa e a mais nova fazia asneiras....e assim ficou pronto um belo jantarinho, que reuniu toda a família à mesa, sem choro nem discussão (de croquetes todas as crianças gostam, e os adultos também!).
Bom Apetite!

Dica - O que é o Chuchu?



Dica - O que é o Chuchu?
Algumas pessoas me têm perguntado o que é o chuchu, para que serve, como é, como se arranja, como se deve cozinhar....mil e uma dúvidas! Pois então aqui venho eu tentar ajudar a esclarecer....eu própria conheci este legume/fruto há relativamente poucos anos, através de uma amiga que casou e foi viver para o campo....
O chuchu é uma Cucurbitácea, tal como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.
É uma hortaliça fruto ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho ou caiota (Açores). Na Madeira é conhecida por pepinela ou pimpinela.
Existe uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, a cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos. Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, amassa-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando feri-los.
Para consumi-lo não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e os descascamos crus, devemos fazê-lo em baixo de água corrente pois estes têm um líquido pegajoso que cola nas mãos. Podem ser cozidos e refogados, podemos transformá-los em cremes, sopas, souflés, gratinados, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, escolha os frutos mais novos e menores e com casca brilhante.
Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de souflés, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após a cozedura. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.
Eu pessoalmente uso imenso o chuchu nas sopas! Adoro.
Boa sorte!

Creme de Brócolos


Creme de Brócolos
E eu com as sopas....chata! Mas vale a pena, experimentem esta que fica deliciosa!
Alho Francês 1 inteiro
Courgete 1
Chuchu 1
Cebola 1
Abóbora 1 bom pedaço
Brócolos 1 florão
Caldo de Galinha 1 cubo
Água e Sal qb

Lavar, arranjar e cortar todos os legumes; o alho francês usa-se inteiro, incluindo parte verde (depois de cortado lavem-no pq costuma ter muita areia); a courgete não se descasca, apenas se retiram as pontas; o chuchu apenas se descasca e aproveita-se tb a parte de dentro.
Numa panela deitar um bom fio de azeite e refogar ligeiramente a cebola com o alho francês e o caldo de galinha; adicionar de seguida todos os outros ingredientes mais que tapando com água e temperando com sal; deixar cozer em lume brando e passar com a varinha mágica no final; ao servir podem colocar-lhe queijo parmesão ralado ao momento e tb pimenta preta moída.
Boas Sopas!
Nota: mais logo apresento imagens da sopa em si

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Salada de Atum com Feijão Frade



Salada de Atum com Feijão Frade
Com estes dias de calor começa logo a apetecer uma refeição mais de Verão! Uma bela salada fria; e porque não a mais tradicional de todas elas?
Feijão Frade
Batata Cozida aos cubos
Atum em lata
Ovo Cozido picado
cebola picada
Tomate aos cubinhos
Salsa Picada
Sal e Pimenta Preta
Azeite e Vinagre

Misture todos estes ingredientes e delicie-se!!! Há quem goste de a comer quente, eu pessoalmente prefiro bem fria, sim, tem que ser realmente fria, nada de ser à temperatura ambiente, o que é frio tem de ser servido frio e o que é quente tem que ser servido realmente quente, nada de meia coisa, não há pior.....
Bom Apetite!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sopa de Feijão Verde


Sopa de Feijão Verde
Uma sopa bem tradicional! Sempre boa, sempre apetitosa....Mesmo com dias quentes a sopa não se põe de lado, só às vezes!
Batata 2
Cenouras 4
Nabo 1
Cebolas 3
Alho 4 dentes
Caldo de Galinha 1 cubo
Feijão Verde 500 gr
Azeite, Sal e Água qb

Lavar, arranjar e cortar todos os legumes; o feijão verde, que só entra no final depois de a base estar passada, convém cortar bem fininho para ficar ainda mais saboroso e apetitoso (tenho uma daquelas maquinetas que o corta tipo esparguete e depois corto em bocadinhos pequenos).
Numa panela deitar um fio de azeite e por as cebolas com o alho e o caldo de galinha a refogar ligeiramente, deitando em seguida as cenouras, as batatas e o nabo; mais que tapar com água, temperar com sal e deixar cozer em lume brando assim que levante fervura.
Em estando tudo cozido, passar com a varinha mágica e adicionar o feijão verde já arranjado; levar novamente ao lume para que coza. Sirva bem quente!
Boa Sopa!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ervilhas com Ovos Escalfados


Ervilhas com Ovos Escalfados
É tão bom!!!!! Nem imaginam....guloso à séria. É daqueles pratos de toda a vida lá em casa, uma grande panela para alimentar uma grande família.
Bacon em tiras 150 gr
Azeite qb
Cebola 1/2
Alho 4 dentes
Tomate Pelado 1/2 lata
Vinho Branco qb
Ervilhas congeladas 400 gr
Sal grosso e Pimenta Preta qb
Linguiça ou Chouriço de Carne 1
Coentros Picados qb (usei dos congelados, era o que cá tinha)
Água qb (vai-se acrescentando)
Ovos 4

Num tacho baixo e largo deitar o Bacon para fritar até ficar crocante adicionando depois um bom fio de azeite juntamente com a cebola e o alho que devem refogar; depois de refogado adiciona-se o tomate pelado envolvendo tudo, quando levanta fervura refresca-se com vinho branco. Adicionam-se agora as ervilhas temperando com o sal e a pimenta e envolvendo tudo bem; adicionar um pouco de água e a linguiça/chouriço inteira/o e tapar. Em levantando fervura deixar cozinhar meio destapado para ir apurando e ir acrescentando água de quando em quando, pois tem que ter molho. Quando o enchido estiver cozinhado retirar e reservar cortando em rodelas quando tiver arrefecido. Quando estiver quase pronto adicionar uma boa porção dos coentros picados (guardar outra parte) para que tome sabores. Deitar os ovos um a um dentro do molho, com cuidado para que não rebentem, e tapar para que escalfem! Mesmo antes de servir polvilhar com o resto dos coentros, junatr asrodelas do enchido e acompanhar com um bom arroz branco.
Bom Apetite!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dica - Quando nos corre mal o Arroz, o que fazer?



Dica - Quando nos corre mal o Arroz, o que fazer?
Arroz sem Sal - se por acaso se esqueceram de colocar sal no arroz e este já estiver pronto, junte num copo de água a quantidade de sal que usaria, misture e deite sobre o arroz tapando e levando ao lume mais 1 ou 2 minutos e deixando tapado mais uns cinco minutos! Funciona.
Arroz Empapado - se o arroz vos sair empapado e o quiserem soltar, passem-no por água quente e escorram como fazem com o esparguete, isto tira o excesso de goma e assim conseguem um arroz soltinho!
Arroz Queimado - Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela destapada ainda quente e com vapor, dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparece. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
NOTA: O Arroz produzido em Portugal é o Carolino; este arroz é sem dúvida muito mais saboroso, absorve melhor o sabor dos alimentos mas também empapa com mais facilidade!
Bom Arroz!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Arroz de Polvo Malandrinho



Arroz de Polvo Malandrinho
Hummmmmmmmmmmmm...nham nham nham....estava malandrinho e divinal! No ponto! Polvo tenro, tempero qb, cozedura do arroz perfeita, coentros top....cor apetitosa; façam....aconselho!
Já coloquei nas dicas como cozer polvo, mas deixo aqui também para vos ajudar:
"Um polvo rijo e elástico é fatal! Polvo é bom, mas tem de estar tenro....e isto é possível, sem que tenhamos que dar pancada de meia noite ao desgraçado e usar outros verdadeiros mitos!
Basta coze-lo, ainda congelado, dentro da panela de pressão sem qualquer água ou sal, e apenas adicionando meia cebola com casca e tudo; deixar cozer durante cerca de 15 minutos depois de começar a apitar.
Em querendo fazer Arroz de Polvo podem e devem usar a água da cozedura (ÁGUA QUE SAI DO POLVO), mas 1º convém coar pois pode trazer alguma areia; para Saladinha de Polvo, Polvo á Lagareiro, Carpaccio ou outros podem dispensar a água"
ATENÇÃO: GUARDAR A ÁGUA DA COZEDURA DO POLVO!!!!
Polvo Cozido 1
Cebola Picada 1
Alho Picado 3 dentes
Azeite qb
Sal Grosso qb
Água da Cozedura do Polvo e mais água se for necessário
Vinho Tinto 1/2 copo (opcional)
Arroz 1 caneca (usei agulha mas podem usar carolino!)
Coentros Picados em abundância

Num tacho baixo e largo deitar um bom fio de azeite e fazer refogar a cebola com o alho até tudo ficar translúcido; adicionar então o arroz e envolver bem; deitar o vinho para que apure e em seguida devem adicionar a água do polvo e mais alguma se esta não chegar, numa proporção de 2 canecas e meia, adicionando um pouco de sal, mas pouco, pq a água da cozedura já vem salgada (mesmo o polvo sendo cozido sem sal!); qd levanta fervura baixar o lume, tapar e contar cerca de 15 minutos abrindo de imediato e adicionando o polvo cortadinho aos bocados; se acharem que tem pouco caldo podem adicionar aqui um pouco mais de água e deixar reduzir durante 2 minutos mais. Polvilhar com MUITOS coentros e servir de imediato! Este é daqueles pratos a que costumo chamar "DA PANELA PARA A BOCA", não pode mesmo esperar, pois perde metade da graça!
Bom Apetite!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Frango Assado com Tomilho, Alecrim e Limão




Frango Assado com Tomilho, Alecrim e Limão
Frango......podemos fazer tanta coisa com ele! Pode ser assado de mil maneiras e hoje escolhi fazê-lo com ervas que cá tinha. Ficou simplesmente divinal....
Frango Inteiro 1
Alecrim e Tomilho frescos qb
Alho
Limão
Sal e Pimenta Preta
Azeite
Margarina

Num almofariz deitar as ervas, o alho, o sal e a pimenta preta em grão, raspa de 1 limão e um fio de azeite; desfazer tudo até ficar uma papa homogénea e cheirosa. Temperar o frango com este preparado, mas por dentro da pele que levanta muito bem, e com as mãos fazemos entrar todo este tempero, quer no peito quer nas pernas; cortamos o limão que raspamos e colocamos no rabo do frango e atamo-lo para que fique todo compostinho; por cima regamos com um bom fio de azeite e deitamos umas nozes de margarina e levamos ao forno que já deve estar quente a assar; leva cerca de 50 minutos no forno mas vale a pena a espera! Acompanhei com arroz de manteiga e salada!
Bom Apetite!

Manga fatiada para sobremesa


Manga fatiada para sobremesa
Não resisti em mostrar....estava aquela delicia!
Boa manga!

Sugestão de Salada 4


Sugestão de Salada 4
Basta variarmos um ingrediente que uma salada ganha logo nova vida.....experimentem com alho francês!
Alface Frisada
Rucola Selvagem
Tomate Cereja
Alho Francês
Azeite, Vinagre e Sal

Numa Saladeira deitar a alface rasgada e juntar com a rucola, o tomate cereja cortado e o alho francês cortado às rodelas muito fininhas!
Temperar com sal, azeite e vinagre (normal ou balsâmico).
Simples e boa.
Boas Saladas!

Rolo de Carne com Pimentos




Rolo de Carne com Pimentos
Adoro rolo de carne e normalmente faço-o com bastante molho! Desta vez optei por não fazer molho....fica para o próximo rolo!!!
Carne de Vaca Picada 500 gr
Carne de Porco Picada 500 gr
Pimento Picado 1/2
Cebola Picada 1/2
Alho Picado 3 dentes
Salsa Picada 1/2 raminho
Ovos 2
Pão Ralado qb
Sal e Pimenta Preta moída qb
Azeite e Manteiga qb
Vinagre qb

Acender o forno para ir aquecendo; numa tigela misturar as duas carnes juntamente com a cebola, pimento, alho, salsa, ovos e pão ralado e temperar a gosto com sal e pimenta; moldar em rolo e por cima regar com um fio de azeite e deitar umas nozes de manteiga levando a assar ao forno; a meio da cozedura devemos picar a carne com um garfo e salpicar com vinagre. Acompanha bem com arroz, massa, puré, salada.....
Bom Apetite!

Sopa de Couve Branca com Feijão Branco



Sopa de Couve Branca com Feijão Branco
Alho Francês 1
Cenoura 4
Cebola 1
Batata 1
Feijão Branco 1 lt grd
Alho 4 dentes
Caldo de Galinha 1
Água, Azeite e Sal qb
Couve Branca 1 peq

Arranjar e lavar bem todos os legumes; numa panela deitar um fio de azeite e refogar a cebola, o alho francês e o alho juntamente com o caldo de galinha; adicionar depois as cenouras e batata e em seguida o feijão branco e em por fim tapar com água; temperar com sal a gosto e tapar deixando cozinhar em lume brando. Quando tudo estiver cozido passar com a varinha mágica e adicionar a couve cortada bem fininha e deixar cozer por um bom tempo.
Boas Sopas!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dica - Sobre o Alho


Dica - Sobre o Alho
O Alho é bom, faz bem, dá vida a muitos pratos de culinária e sem ele seríamos com certeza menos felizes! Mas infelizes ficamos quando os descascamos, entre a irritação das cascas e peles e o cheiro que fica nas mãos venha o Diabo e escolha....é claro que hoje em dia temos disponível no mercado várias alternativas, em pó, em pasta, desidratado, etc, mas nada como o alho fresco, descascado por nós!
Siga alguns destes conselhos:
Pode usar uma ferramenta própria, é um rolo de silicone onde põe o dente de alho dentro e faz rolar com a sua mão fazendo alguma pressão, a casca salta toda e o dente de alho fica intacto e bonito, e nada de cheiros na mão, não se esqueça de tirar o rabo do alho, aqui apenas sai a pele;
A forma que mais uso é esborrachar ligeiramente o dente de alho com a lateral de uma faca grande, a pele estala e solta-se por completo sendo apenas necessário retirar-lhe o rabo (esta é a forma ideal quando o queremos picar em seguida);
Há também quem ponha os dentes de alho dentro de água e os leve ao micro ondas por uns segundos, a pele salta mas os alhos não ficam grande coisa, amolecem!
Picar e cortar alhos deixa sempre mau cheiro nas mão! Mas nunca as lave com água quente nem detergente, tudo isso potencia o cheiro ainda mais....cautela! Faça o seguinte, com a faca que usou para os picar, meta-a debaixo de água fria corrente de forma a que a água caia sobre a lateral escorrendo depois par o fio da faca, ponha as mãos com o cheiro a alho por baixo desta água e surpreenda-se, o cheiro desaparece....acredite! Há tb um tipo de sabonete feito em metal à venda que produz o mesmo efeito, mas a faca funciona ainda melhor, parece bruxedo!
Aconselho ainda, e já que se usa alho quase todos os dias, a descascarem uma boa quantidade e a reservarem no frigorífico por alguns dias, dentro de uma caixa bem fechada, cuidado com os cheiros!
Boa Sorte!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dica - Cozer Ovos que Descascam bem


Dica - Cozer Ovos que Descascam bem
Nunca vos aconteceu ficarem mais que irritados quando tentam descascar ovos cozidos e metade da "carne" vem atrás? E quando são os de codorniz??? Uma verdadeira camada de nervos....as cascas partidas em mil e o ovo reduzido a metade e com mau aspecto....pois então deixo-vos um truque seguro! E se deixam o ovo cozer muito fica preto à volta da gema.
Devem cozer os ovos dentro de água com sal e vinagre, ouviram bem! Quando a água começa a ferver os ovos cozem cerca de 8/10 minutos no máximo para não ficarem pretos por dentro. Devem por imediatamente debaixo de água fria corrente até arrefecerem um bocado os ovos; escorremos então toda a água e fazemos os ovos saltar dentro da panela com movimentos vigorosos, vão ver que só nesta operação os ovos ficam quase todos descascados sem sequer terem de lhes tocar, uma maravilha!
Boa Sorte!

Dica - Fazer e Desenformar Gelatina


Dica - Fazer e Desenformar Gelatina
Nunca vos aconteceu fazerem a gelatina e no fundo da tigela ficar um bocado da gelatina mais rija e incomestível? Pois é.... seguir o processo indicado na receita do pacote só por si pode não chegar, sugiro que vão mexendo a gelatina de vez em quando durante o processo de arrefecimento, mesmo até antes de entrar no frigorífico para ir solidificar; não é para bater vigorosamente, é apenas envolver de vez em quando!
E quem não gosta de uma gelatina desenformada, colorida e cristalina? Fica tão giro..... experimentem mergulhar a forma da gelatina, durante alguns segundos, em água bem quente. Se mesmo assim tiverem dificuldade em desenformá-la, virem a forma sobre um prato de servir e tapem durante alguns minutos com um pano quente.
Comam gelatina
a de vez em quando, faz bem a toda a família!
Boa sorte e Boa Gelatina!

Dica - Tirar Pele de Pimentos Assados


Dica - Tirar Pele de Pimentos Assados
Para tirar a pele dos pimentos assados facilmente, logo que se retiram das brasas/grelha metem-se numa tigela e abafam-se com uma tampa ou dentro de um saco plástico que se ata muito bem passados alguns minutos tira-se a tampa ou abre-se o saco, retiram-se os pimentos e a pele quase que automaticamente cai, devido ao vapor formado dentro da tigela ou saco. Desta forma evitamos pôr os pimentos debaixo de água que acaba por lhe retirar parte do sabor!
No devido tempo apresento a minha sugestão de tempero para pimentos assados....deixem as Sardinhas chegar.....
Bons Pimentos!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Batatas Novas Gratinadas


Batatas Novas Gratinadas
Batatas Novas
Água e Sal grosso
Sal fino e Pimenta Preta
Alho em Pó
Noz de Moscada
Manteiga
Queijo Parmesão
Queijo Mozarella ripado

Cozer ligeiramente as batatas com pele em água e sal (apenas um bom entalão!) e depois corta-las às rodelas sem tirar a pele; dispor uma camada de batatas num pirex (ou qq prato de forno) e salpicar com sal, pimenta preta moída ao momento, noz moscada tb moída ao momento, o alho em pó e o queijo parmesão tb ralado ao momento, uns bocadinhos de manteiga e ir repetindo este processo até que se acabem as batatas; levar ao forno já quente a gratinar. Quando estiverem quase prontas polvilha-se generosamente com o queijo mozarella e volta ao forno a gratinar novamente. Quando sai serve-se de imediato! Fiz para acompanhar Costeletas de Borrego Grelhadas com Alecrim (já no blog).
Bom Apetite!

Costeletas de Borrego Grelhadas com Alecrim




Costeletas de Borrego Grelhadas com Alecrim
Infelizmente há muito boa gente que desconhece o que é comer bom borrego e por isso dizem não gostar! Mentira.....experimentem bom borrego e bem confeccionado, vão ver que vão adorar! É uma carne que não cozinho muito mas que adoro. Cá em casa todos gostaram e pediram para repetir a dose.
Costeletas de Borrego
Sal grosso e Pimenta Preta
Alho
Alecrim fresco (tb pode ser seco)
Azeite

Convém deixar as costeletas temperadas de 1 a 2 dias, ganham muito com isso!
Temperar as costeletas com o sal e a pimenta, o alho laminado em abundância, o alecrim e depois regar tudo com um bom fio de azeite envolvendo depois tudo para que os sabores e aromas se incorporem! Tapar e reservar até à hora de grelhar! Aquecer bem a grelha e grelhar as costeletas até ao ponto que mais vos agradar! Acompanhei com Batatas Novas Gratinadas e Salada à Algarvia (receitas no blog).
Bom Apetite!

Salada à Algarvia


Salada à Algarvia
Boa para acompanhar todos os grelhados, fritos, cozidos, assados, crus....aproveitem!
Alface em Juliana
Cenoura Ralada
Cebola Picada
Tomate aos cubinhos (ou tomate cereja cortado ao meio)
Coentros picados
Azeite e Vinagre para temperar
Flor de Sal para salgar

Misturem tudo e temperem com generosidade! Ao fim de 10 minutos está perfeita....
Bom Apetite!

Sopa de Cogumelos



Sopa de Cogumelos
Mais uma sopa para a colecção......Deliciosa, nutritiva, saudável......comam muita! Cá em casa houve até quem pedisse para repetir!
Cogumelos Frescos Brancos 1 embalagem e 1/2
Alho Francês 1 grd
Chuchu 2
Courgete 2
Batata 1
Salsa umas folhinhas
Água
Sal
Pimenta Preta (oprcional)

Arranjar e lavar bem os legumes; o chuchu apenas se descasca, a courgete não se descasca e o alho francês usa-se todo (parte branca e verde).
Na panela deitar um fio de azeite e refogar o alho francês devidamente lavado; adicionar depois o chuchu, a batata e a courgete e envolver tudo bem; entra então a embalagem inteira dos cogumelos (a outra 1/2 embalagem guarda-se para o final), tempera-se com sal e salsa tapam-se os legumes com água e tapa-se para deixar cozer em lume brando. Depois de cozida passar com a varinha mágica e adicionar a 1/2 embalagem de cogumelos entretanto finamente laminados (ver foto) e deixar cozinhar por uns minutos. Quando servirem podem moer pimenta preta já no prato, dá um toque diferente!
Boas Sopas!

Sugestão de Refeição - Sopa de Verduras e Cogumelos, Costeletas de Borrego grelhadas com Alecrim acompanhadas de Batatas Gratinadas e Salada Algarvia,

Sopa de Verduras e Cogumelos, Costeletas de Borrego grelhadas com Alecrim acompanhadas de Batatas Gratinadas e Salada Algarvia, Gelatina de Maçã e Descafeinado
Bom, saboroso e fácil! Vão fazer a familia ou quaisquer convidados felizes. Há grandes preconceitos em relação ao borrego, não raras vezes as pessoas passam por uma má experiência de borrego e depois nunca mais o querem comer, o que é uma pena, pois é uma carne deliciosa! As receitas seguem ainda hoje.
Bom Apetite!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Rolinhos de Peixe com Espargos Verdes do Campo




Rolinhos de Peixe com Espargos Verdes do Campo
Nem sei que vos diga...aliás, sei! Estava bom mas bom, experimentem, uma forma diferente de comer peixe de forma saudável e vistosa! E sempre fácil e prático. Podem usar qq tipo de peixe em filete
Filetes de Peixe (usei de Peixe Gato) 4
Sal e Pimenta Preta qb
Sumo de 1/2 limão para temperar o peixe e de outro 1/2 limão para o toque final
Cebola picada 1
Manteiga e Azeite qb
Espargos Verdes 1 molho (podem usar de conserva)
Água e Sal qb para cozer os espargos
Vinho Branco qb
Azeitonas pretas qb (tinha cá daquelas de frasco já descaroçadas e às rodelas)
Ovo 1 gema
Limão para o final
Salsa picada qb

Os filetes devem ser bem finos, se não forem (os meus não eram) convém abri-los ao meio com a ajuda de uma boa faca para não os moer, e depois espalma-los ligeiramente. Temperar com sal, pimenta preta moída ao momento e sumo de limão;

cozer os espargos em água a ferver temperada com sal até ficarem bem tenros, escorrer e deixar arrefecer; esticar os filetes e em cada um dispor espargos na ponta enrolando de seguida e prendendo com um palito (ver foto); num tacho baixo e largo refogar a cebola em manteiga e azeite e adicionar os filetes quando a cebola estiver mole, tapando de seguida e deixando cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos; abrir e juntar um pouco de vinho branco, apenas para refrescar e de seguida as azeitonas voltando a tapar e a deixar cozinhar por mais 5 minutos. Numa tigelinha à parte bater a gema juntamente com um pouco do caldo da cozedura e em seguida deitar este preparado no tacho para que todo o molho engrosse, agitando o tacho para que tudo se misture uniformemente. No final regar com umas gotas de limão e polvilhar abundantemente com salsa picada. Servir e acompanhar preferencialmente com Puré de Batata (receita já no blog).
Bom Apetite!

Sopa da Cataplana de Lulas


Sopa da Cataplana de Lulas
Não há a Sopa do Cozido? Então hoje temos a Sopa da Cataplana de Lulas....que vos parece? Em tempos de crise há que aproveitar todas as sobras de forma inteligente e nutritiva!
Caldo/Molho que sobrou da Cataplana de Lulas
Água qb
Leite qb
Sal e Pimenta Preta qb
Massa de Cotovelinho qb

Deitar numa panela o caldo/molho e deixar levantar fervura; passar com a varinha mágica este caldo (que deve ter os restos da cataplana) que deve estar intenso e em seguida dissolver com um pouco de água e depois leite deixando levantar fervura novamente (o leite dá-lhe cremosidade). Adicionar a massa e deixar cozer a gosto, rectificando os temperos se necessário com sal e pimenta!
Fica óptima, super saborosa e diferente da sopa habitual.
Bom Apetite!

Arroz de Frango



Arroz de Frango
Aproveitando restos de Frango de Churrasco/Assado.
Cá em casa todos gostamos do tradicional Frango de Churrasco, daqueles que compramos na churrasqueira do bairro; todos os bairros têm, mas o do meu bairro é o melhor, tem um molho maravilhoso e nunca está seco! Mas o melhor deste prato é o que se faz no dia a seguir com as sobras.....uma bela arrozada à moda antiga, em que se multiplica pouco frango com outros quantos ingredientes e sai um prato rico e saboroso!
Frango assado desfiado o que houver (se tiver molho aproveitar tb)
Linguiça crua ou chouriço 1/2
Cebola 1/2
Alho 3 dentes
Azeite qb
Caldo de Galinha 1 cubo
Louro 2 folhas
Molho de Soja qb (opcional, fica o arroz mais escuro e qd se usa adiciona-se depois menos sal)
Mistura de Ervilhas e Cenouras congeladas 1/2 saco
Arroz Agulha ou Carolino (este último é melhor, pois embebe mais os sabores) 1 caneca
Água qb
Sal qb

Num tacho baixo e largo deitar a linguiça/chouriço cortado aos cubos e deixar fritar ligeiramente; deitar depois um fio de azeite, a cebola com o alho e deixar refogar. Deitar o caldo de galinha e o louro e envolver; entra agora o frango e o seu molho se houver e envolve-se tudo (ver foto); entram agora as ervilhas e as cenouras e mistura-se tudo. Deitamos por fim a caneca de arroz e duas canecas de água quente, adicionamos um pouco de molho de soja e temperamos com sal. Assim que levantar fervura, baixamos o lume para o mínimo (convém ser num bico dos pequenos), tapamos e contamos 15 minutos sem nunca abrir a panela, desligamos e só abrimos passados uns 5 minutos e serve-se de imediato.
Bom Apetite!

domingo, 11 de abril de 2010

Cataplana de Lulas




Cataplana de Lulas
É oficial! Inaugurei a minha nova panela de Cataplana! Fiquei radiante com o resultado. Esta cataplana não é essencial mas trouxe com certeza mais alegria à minha vida e à minha cozinha!
Lulas 500 gr
Bacon 100 gr
Cebola Picada 1
Alho picado 4 dentes
Pimentos às tiras 1/2
Louro 2 folhas
Salsa 1 ramo inteiro e outro para picar
Vinho Branco qb
Tomate pelado ou Tomate Fresco qb
Ketchup ou açúcar (para cortar ácido do tomate se necessário) qb
Sal e Pimenta Preta qb
Limão qb
Batatas Novas às rodelas grossas qb

Usei um saco de lulas congeladas; atenção que depois de descongeladas reduzem bastante o volume e depois de cozinhadas nem se fala! É um "bicho" que rende pouco, mas que é delicioso!
Por as lulas a descongelar num passador para irem escorrendo. Depois lavar em várias águas e limpa-las bem por dentro, retirando os tentáculos que tb se usam. Por vezes sai um cheiro intenso e desagradável, mas com a lavagem isso desaparece.
Tempera-las depois com sal, pimenta preta moída e sumo de limão e reservar. Na Cataplana deitar o bacon às tiras e deixar fritar bem (até ficar crocante); deitar então um fio de azeite e a cebola juntamente com o alho para refogarem ligeiramente; adicionamos agora os pimentos que tb deixamos refogar um pouco; refrescar com vinho branco e adicionar as folhas de louro e o ramo de salsa bem atado; entra agora o tomate (usei pelado, 1/2 lata) e temperamos tudo com um pouco de sal e pimenta deixando apurar ligeiramente (se estiver ácido podemos adicionar um pouco de açúcar ou ketchup). Adicionar então as lulas cortadas ao meio e as batatas por cima , salpicar um pouco de sal grosso e fechar e deixando cozinhar cerca de 30 minutos sem nunca abrir a Cataplana. Quando se abrir polvilha-se com salsa picada e serve-se de imediato! Hummmmmmmmmm...estava mesmo boa!
E vou aproveitar todo o caldo/molho que sobrou para fazer uma sopa! Aguardem.....
Bom apetite!

sábado, 10 de abril de 2010

Sopa de Nabiças



Sopa de Nabiça
Gosto particularmente desta sopa! Aquele azedo característico da couve nabiça tem muita graça no paladar.
Cenoura 5 pequenas
Cebola 3
Batata 2
Nabo 1
Courgete 1 e 1/2
Alho 5 dentes
Caldo de Galinha 1 cubo (opcional)
Água qb
Sal qb
Azeite qb
Nabiça 1 molho

Arranjar, descascar e lavar bem todos os legumes; a courgete não se descasca!
Numa panela deitar o azeite e refogar ligeiramente a cebola com o alho e o caldo de galinha, depois juntar a cenoura e de seguida todos os outros legumes, menos a nabiça que só entra no fim! Mais que tapar com água e temperar com sal, tapar e deixar cozer lentamente. Quando estiver cozida passar com a varinha mágica e depois deitar a nabiça bem lavada e cortada para cozer destapada.
Boa Sopas!

Salada César (a minha)


Salada César (a minha)
Com o calor de hoje e com os quilos ganhos na Páscoa decidi fazer uma salada para o almoço! Tinha peito de frango grelhado que me sobrou do outro dia e decidi inventar a minha Salada César! Ficou tão boa......é uma óptima refeição e podem tb fazê-la para a praia, levando o molho à parte!
Alface
Cogumelos Frescos
Tomate Cereja
Peito de Frango Grelhado
Queijo Parmesão
Mangericão
Flor de Sal
Azeite
Vinagre Balsâmico

Num prato dispor a alface rasgada à mão, por cima colocar os cogumelos laminados, os tomates cortados ao meio ou quartos, o frango fatiado finamente, o parmesão m lascas e por fim o magericão grosseiramente picado. Temperar com a flor de sal, azeite e vinagre balsâmico
Bom apetite!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Amanhã.....

Que amanhã salta uma Cataplana de Lulas....já estão a descongelar! Eu bem avisei que queria dar uso à dita panela de Cataplana, eis que chegou a oportunidade!

Chili com Carne



Chili com Carne
Hoje ao almoço apeteceu-me viajar até ao México, mas como tal não era possível, nada melhor que comer qq coisa que me levasse até lá! Um prato simples e tão bom que me apetece jantar o mesmo!
Carne de Vaca picada 500 gr
Sal e Pimenta Preta moída ao momento qb
Tomilho seco qb
Cebola picada 1
Alho picado 6 dentes
Pimento verde e encarnado picado 1/2 ao todo
Louro 2 folhas
Tomate Pelado 1/2 lata peq
Polpa de Tomate 2 c. de sopa
Azeite qb
Vinho Tinto qb
Água qb
Ketchup qb (ou açúcar)
Feijão Preto 1 lata peq.
Malagueta 2 ou 3 (opcional, não usei por causa das crianças, pus depois no prato!)

Temperar a carne com sal, pimenta preta moída no momento e tomilho seco, reservar; num tacho baixo e largo refogar a cebola com o alho e o louro em azeite e pouco depois adicionar o pimento que deve tb refogar (tb aqui deve entrar a malagueta qd se usa); adicionar entretanto a carne e deixa-la fritar desfazendo os grumos maiores da carne que se vão formando com a ajuda da colher de pau; quando a carne tiver perdido toda cor de sangue refrescar com um bom golpe de vinho tinto que deve evaporar quase na totalidade; entretanto adiciona-se o tomate pelado, a polpa e um bocadinho de ketchup (só para cortar o ácido, tb pode ser açúcar), adicionar ainda um bocadinho de água. Deixar cozinhar em lume brando. A dada altura retira-se o louro e com a ajuda da varinha mágica podemos desfazer um pouco da carne, mas não toda, só uns bocadinhos, para dar mais cremosidade. Quando está quase pronto adiciona-se o feijão escorrido e deixa-se apurar mais uns minutos para que os sabores se misturem! Acompanhem com arroz branco ou basmati.
Bom Apetite!

Creme de Alface


Creme de Alface
Aproveitando alface; tive um presente de duas alfaces gigantes e era impossível come-la toda a tempo de continuar boa e estaladiça! Usei toda a folhagem exterior para a sopa e aproveitei os corações para as saladas, que é basicamente a parte de que mais gosto!
Alface 1 grd
Abóbora 1 pedaço
Alho Francês 1
Batata 1
Cebola 2
Alho 5 dentes
Caldo de Galinha 1 cubo (opcional)
Azeite e Sal qb
Água qb

Lavar e arranjar todos os legumes; refogar a cebola, o alho e o alho francês (usem todo, parte branca e parte verde, mas tudo bem lavado) em azeite e juntar o cubo de caldo de galinha; adicionar depois os restantes legumes incluindo a alface e mais que cobrir com água temperando com sal. Deixar cozer em lume brando, e lembrem-se que na panela de pressão é ultra rápido! Quando estiver cozido passar com a varinha mágica. Fica uma óptima sopa, de sabor diferente!
Boas Sopas!

Lombinhos de Porco Preto Grelhados





Lombinhos de Porco Preto Grelhados
Como se costuma dizer às vezes "LESS IS MORE"! Aqui aplica-se na perfeição....os lombinhos são tão bons, saborosos e tenros que nada precisam para ficar verdadeiramente deliciosos e suculentos!
Apenas os temperem com um pouco de sal grosso e grelhem na grelha bem quente! Já no prato umas gotas de sumo de limão por cima....maravilhoso toque final!
Como a Páscoa foi má para nós (uns kilitos a mais) acompanhámos só com uma riquíssima salada que podem ver na foto e para as crianças cozi um bocadinho de esparguete!
Bom apetite!