Num mercado em Amesterdão....

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lombinho de Porco no Forno com Mostarda


Lombinho de Porco no Forno com Mostarda
Adoro Lombinhos de Porco, e quando são de porco preto ainda mais, mas não é o caso deste! Este é cor de rosa, hehe!
Lombinho de Porco 1 (+/- 400gr)
Sal e Pimenta preta qb
Raspa de 1 limão
Banha qb
Sumo de 1 limão
Mostarda 2 colheres de sobremesa (usei 2 "raças" de mostarda)
Vinho Branco 1 borrifo

Temperar a carne com o sal e a pimenta e a raspa de limão e por cima dispor umas nozes de banha; levar ao forno bem quente e deixar assar, a meio borrifar ligeiramente com o vinho branco; antes que esteja pronto retiramos e barramos com uma mistura feita com as mostardas e o sumo de limão e volta ao forno por mais 5 minutos. Ficou delicioso....e acompanhei com Arroz Carilado (receita já no blog) e uma salada!
Bom Apetite!

Arroz Carilado


Arroz Carilado
Para não ser sempre o mesmo arroz.....basta uns pozinhos de perlimpimpim!!! Caril.
Arroz Agulha 1 caneca
Cebola 1
Caldo de Galinha 1 cubo
Pó de Caril 1 c. de chá
Azeite e Sal Grosso qb
Água 1 caneca e 1/2

Picar a cebola e refogar em azeite juntamente com o cubo de caldo de galinha; quando refogada adicionar o pó de caril e envolver bem; juntar o arroz e incorporar; deitar então a água, que se estiver já quente tanto melhor, temperar com sal e mexer, todo este processo com o lume alto; assim que levantar fervura, baixa-se o lume para o mínimo, tapa-se a panela e contam-se 15 minutos; desligar e deixar assim tapado mais cerca de 5 minutos! Servir para acompanhar variadas coisas. Usei para acompanhar um Lombinho de Porco no Forno com Mostarda, cuja receita segue já já! E hoje vai acompanhar uns Lombinhos de Salmão em Crosta de Sementes de Sésamo.
Bom Apetite!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tortellinis Mistos Gratinados no Forno



Tortellinis Mistos Gratinados no Forno
Num dia de preguiça e com pouco tempo, nada como aproveitar as massas semi-prontas existentes no mercado! Não basta servi-las assim, há que lhes dar uma volta, melhora-las! Fica ultra calórico mas delicioso e guloso!
Tortellini de Ricotta e Espinafres 1 embalagem
Tortellini de Presunto 1 embalagem
Queijo Mozzarella em bola 2
Polpa de Tomate 1 pacote peq.
Natas 2 pacotes
Sal e Pimenta qb
Água, Sal e Azeite qb (para a cozedura)

Ligar o forno para que vá aquecendo!
Cozer os tortellinis em água a ferver com sal e um fio de azeite de acordo com o tempo de cozedura das instruções, que de um modo geral é rápido; escorrer e deitar um fio de azeite envolvendo para que a goma da massa não a deixe toda colada; dispor num pirex ou qq outro prato de forno, deitar por cima o queijo mozzarella aos bocados grosseiros, fazer uma estrada central com a polpa de tomate e regar tudo com as natas; temperar bem com sal e pimenta preta e levar ao forno bem quente até gratinar bem.
Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Açorda de Tomate com Bacon e Linguiça



Açorda de Tomate com Bacon e Linguiça
É provavelmente a melhor invenção da gastronomia portuguesa, a necessidade realmente aguça o engenho, até na cozinha! Do aproveitamento genial de pão duro e velho nasce uma iguaria ímpar, a Açorda e as Migas..... Faço imenso, por vezes só de alho e cebola com coentros para acompanhar peixe, às vezes de mariscos variados, às vezes de lingueirão. Confesso que raramente comi uma boa açorda fora de casa, sou esquisita no assunto!
Pão Duro 6 bolas
Bacon em tiras 200 gr
Linguiça 200 gr
Cebola 1
Alho 2 dentes
Tomate Pelado 1 lata
Polpa de Tomate 1 pacote peq.
Azeite, Sal grosso e Pimenta qb
Salsa Picada qb (usei congelada, pois era a que tinha; tb fica bem com coentros)
Ovos

Cortar ou partir o pão grosseiramente e demolhar em água por algum tempo, reservando assim; picar a cebola e o alho e refogar num bom fio de azeite, dentro de um tacho baixo e largo; enquanto isto e separadamente fritar o Bacon numa frigideira sem qq gordura (frita na própria gordura) e reservar; fritar em seguida a linguiça tb sem qq gordura cortadinha ás rodelas e reservar tb; escorrer bem o pão num passador espremendo para retirar o excesso de água e deitar para dentro do refogado, envolvendo tudo e deixado o pão fritar ligeiramente; adicionar então as carnes que tinham já frito e envolver; juntar o tomate pelado bem partido e a polpa de tomate e envolver tudo bem, temperando generosamente com sal grosso e pimenta. Tem que se deixar cozinhar o pão (nada pior que uma "coisa" a saber a pão molhado...), pelo que convém estar sempre a mexer, para que não cole e para que o pão vá cozinhando de forma uniforme; deve no final obter-se uma consistência empapada mas não molhada! Juntar então a salsa picada e servir bem quente com ovo estrelado em azeite por cima.
Bom Apetite!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Hamburgers Caseirinhos com Cogumelos e Molho de Natas





Hamburgers Caseirinhos com Cogumelos e Molho de Natas
É daqueles pratos clássicos, sem grande história, mas tem que ser bem feito! Costuma ser no mais simples prato que mais erros se cometem. Tudo tem que ser feito com brio e amor, não basta atirar com os hamburgers para a frigideira!
Hamburgers do Talho 5
Cebola Nova 1 pequena
Alho 1 dente
Sal Grosso e Pimenta Preta qb
Ovo inteiro 1
Pão Ralado qb
Molho Inglês 1 borrifo
Manteiga e Azeite qb
Cogumelos frescos 1 embalagem
Vinho do Porto 1 golpe
Natas 2 pacotes

Numa tigela desfazer os hamburgers que compraram no talho, que vêm sem qq tempero; temperamos com sal e pimenta e juntamos a cebola e o alho que devem ser picados muito finamente, o máximo possível! Adicionamos um ovo inteiro, um borrifo de molho inglês e o pão ralado e amassamos tudo, para que se torne numa massa moldável. Fazemos pequenas bolas e achatamos para formar o hamburger; sabem bem se forem pequenos e tb cozinham mais rapidamente (dos 5 que comprei no talho obtive 8). Reservamos.
Arranjar os cogumelos e lamina-los, mas não muito finos e reservar.
Numa frigideira derreter um pouco de manteiga juntamente com um pouco de azeite e quando estiver bem quente fritamos os hamburgers, baixando o lume para que não estorriquem! Devem ser fritos dos dois lados, e como são pequenos o processo é relativamente rápido. Em estando fritos retiram-se da frigideira e reservam-se; na mesma frigideira e aproveitando os sucos da fritura, juntamos um pouco mais de manteiga e fritamos os cogumelos, que devem tb ser temperados com sal e pimenta; a meio da fritura golpeamos com o vinho do porto e deixamos evaporar adicionando então as natas; quando levantam fervura adicionamos os hamburgers que tínhamos reservado, para que reaqueçam e ganhem os sabores do molho. Servir bem quente acompanhado de um bom arroz branco.
Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Salada Fria de Batata, Cenoura e Salmão Fumado


Salada Fria de Batata, Cenoura e Salmão Fumado
Batata Nova 400 gr
Cenoura 150 gr
Salmão Fumado 200 gr
Cebola Nova muito picadinha 1
Gengibre Fresco 1 pedacinho
Sumo de Limão qb
Manteiga qb
Maionaise qb
Sal e Pimenta Preta qb
Água qb

Cozer as batatas novas com casca, que devem ter tamanho regular, em água a ferver com sal; ter atenção para não deixar cozer de mais, pois elas continuam a cozer fora de água com a sua própria temperatura; quando arrefecerem devem ser peladas cuidadosamente. Dependendo do tamanho, ou ficam inteiras ou são cortadas ao meio ou em quartos. Reservar.
Picar a cebola muito bem picadinha e reservar.
Ralar a cenoura e o pedacinho de gengibre e refogar num pouco de manteiga, temperando com sal e pimenta preta; o gengibre é que vai dar a grande graça à cenoura! Reservar.
Cortar o salmão fumado em pedaços regulares e temperar com sumo de limão e reservar (tb fica bom com salmão fresco cozinhado).
No final envolver tudo muito bem com maionaise, servindo bem frio e dispondo umas tiras do salmão por cima para ficar mais bonito; em querendo podem salpicar com salsa picada por cima. É um óptimo prato de Verão e é tb prático para levar para a praia.
Bom Apetite!

Arroz de Pimentos e Tomate Malandrinho


Arroz de Tomate e Pimentos Malandrinho
Nesta altura do ano gosto ainda mais de pimentos! E há melhor que um arrozinho de pimentos com tomate para acompanhar um peixinho frito? Desta vez foi para acompanhar Rissóis de Camarão!
Arroz Agulha 1 caneca (o carolino é supostamente mais indicado!)
Cebola Picada 1
Alho picado 2 dentes
Pimento Verde 1/2
Pimento Encarnado 1/2
Tomate pelado 1/2 lata (se tiverem tomate bem maduro é sempre melhor)
Polpa de Tomate 3 colheres de sopa
Vinho Branco 1 bom golpe
Salsa Picada qb
Água 2 canecas e 1/2 (mais coisa menos coisa)
Sal grosso e Azeite qb

Num tacho baixo e largo deitar um bom fio de azeite e começar por refogar a cebola juntamente com o alho, deitando logo em seguida os pimentos tb cortados em pequenos cubinhos, pois estes tb devem refogar, mas nunca deixar queimar! Juntar entretanto o tomate pelado envolvendo bem; quando levantar fervura golpear com o vinho branco que deve evaporar; juntar então a polpa de tomate. Adicionar o arroz envolvendo tudo bem, juntar a água e temperar com sal. Deve cozer em lume brando tapado, durante aproximadamente 15 minutos; se for necessário podem acrescentar um pouco mais de água. Depois de pronto deve ser ricamente polvilhado com salsa picada!
Bom Arroz!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sugestão de Refeição - Rápida e em vesperas de ir de fim-de-semana



Sugestão de Refeição - Rápida e em vésperas de ir de fim-de-semana
Uma Sopa de Tomate de pacote "devidamente adulterada" com ovo cozido picado; uns belíssimos Rissóis de Camarão Caseirinhos acompanhados de um fabuloso Arrozinho Malandro de Tomate e Pimentos polvilhado ricamente com Salsa e uma salada de Alface, Tomate Cereja, Cebola Frita, Queijo Parmesão e Coentros! Voilá.....
Dou a receita do Arrozinho mais logo....
Bon Apétit!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ovos Verdes





Ovos Verdes
Acho que esta iguaria é daquelas que está no imaginário de todos nós, havia sempre uma tia, uma mãe, uma avó que os fazia.....que coisa deliciosa!
Fiz estes ovos em honra de uma amiga que me suplicou para os fazer; no entanto ela ainda não os comeu, terei que repetir daqui a uns dias e convida-la!
Ovos Cozidos 8
Azeite qb
Salsa Picada qb
Sal fino qb
Pimenta Preta
Mostarda qb (usei 2 qualidades de boa mostarda, dijon e antiga)
Sumo de Limão qb
Farinha de Milho qb (tb pode ser de trigo, mas a de milho é melhor para fritar e fica mais bonito)
Ovo batido 2
Pão ralado qb
Óleo qb

Cozer os ovos em água abundante temperada com sal grosso e vinagre (para garantir que descascam bem), assim que levante fervura contar 8/10 minutos e desligar colocando de imediato de baixo de água fria; descascar, deixar arrefecer e reservar.
Cortar os ovos ao meio no sentido longitudinal e separar as gemas das claras, com cuidado, deitando as gemas numa tigela e reservando as metades das claras numa travessa; desfazer por completo as gemas com a ajuda de um garfo e temperar com o azeite, sumo de limão, sal e pimenta, as mostardas, tudo em quantidades razoáveis ao paladar de cada um, finalizando com a salsa muito bem picadinha. Convém que daqui resulte uma papa homogénea e moldável; rechear as metades de claras, que podem e devem ser polvilhadas com sal fino e pimenta, com este preparado de gemas, com a ajuda de uma pequena colher de café, de forma a que chegue para todos e que fique mais ou menos achatado; passar pela farinha, depois pelo ovo batido e finalmente pelo pão ralado e fritar em óleo abundante e bem quente. Retirar e escorrer em papel absorvente. Podem ser comidos quentes ou frios, é uma coisa boa de levar para a praia ou qq pic-nic. Acompanhei com uma farta salada!
Bom Apetite!

Tarte de Bacon, Cogumelos e Requeijão





Tarte de Bacon, Cogumelos e RequeijãoJá não fazia uma tarte há muito tempo! Ontem apeteceu-me, é sempre prático e todos gostam....dá para aproveitar restos, legumes já menos frescos, juntar tudo ou ser mais simples.....
Massa Folhada 1 unidade (daquelas já prontas para a tarteira)
Bacon 200 gr
Cogumelos 300 gr
Alho 2 dentes
Requeijão 1
Natas 1 pacote
Ovos 2
Azeite, Sal e Pimenta preta qb

Ligar o forno para que vá aquecendo; dispor a massa (não tirem o papel) numa tarteira de fundo móvel; numa frigideira fritar o Bacon até que fique crocante e escorrer depois toda a gordura num passador; deitar dentro da tarte de forma uniforme; depois e na mesma frigideira deitamos um fio de azeite e o alho picado e salteamos os cogumelos ligeiramente temperando com sal e pimenta preta; deitamos tb no fundo da tarteira de forma harmoniosa; cortamos o requeijão grosseiramente e dispomos tb na tarteira; fazemos um preparado com os ovos batidos e as natas (não temperei pq o Bacon é salgado e temperei bem os cogumelos) que deitamos por cima de tudo. Levamos ao forno já quente, baixamos para cerca de 180º, e fica pronto qd estiver loirinho e o recheio cozido. Acompanhei com arroz branco e uma bela salada.
Bom Apetite!

Creme de Favas e Coentros



Creme de Favas e Coentros
Dos melhores presentes que me podem dar é legumes de uma qualquer horta, uma vez que o meu sonho é ter uma! Viver na cidade e receber destes presentes é um verdadeiro privilégio. Todas as semanas recebo qq coisa, uma couve, uma alface, coentros e outras ervas, abóbora, e ultimamente têm sido favas, que adoro, e ainda por cima já arranjadas e que congelo em porções pequenas (fora das vagens)! Sugiro aqui uma sopa de paladar bem português.
Batatas 4
Cebolas 4
Cenouras 4
Alho 4 dentes grandes
Favas (frescas ou congeladas) 500 gr
Coentros 1 molho
Caldo de Galinha 1 cubo
Azeite, Sal Grosso e Água qb

Lavar, arranjar e cortar todos os legumes; na panela deitar um bom fio de azeite e o caldo de galinha e juntar a cebola e o alho para que refoguem; juntar depois a cenoura e as batatas e deixar refogar mais um pouco; por fim entram as favas, tapa-se com água (mais que tapar) tempera-se com sal e deixa-se cozer em lume brando; quando estiver cozido, adicionam-se os coentros grosseiramente cortados a passa-se tudo com a varinha mágica (notar que os coentros não devem cozinhar, pois perdem todo o seu sabor!); nesta sopa convém passar com a varinha durante um bom tempo, por causa das cascas, eu gosto de as sentir mas há não ache grd graça; podem sempre passa-la depois pelo passador. Podem tb juntar mais água caso esteja muito grossa. Podem servir com presunto picado por cima, fica óptimo, ou qq outro enchido.
Bom Apetite!