Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 15 de junho de 2010

Hamburgers Caseirinhos com Cogumelos e Molho de Natas





Hamburgers Caseirinhos com Cogumelos e Molho de Natas
É daqueles pratos clássicos, sem grande história, mas tem que ser bem feito! Costuma ser no mais simples prato que mais erros se cometem. Tudo tem que ser feito com brio e amor, não basta atirar com os hamburgers para a frigideira!
Hamburgers do Talho 5
Cebola Nova 1 pequena
Alho 1 dente
Sal Grosso e Pimenta Preta qb
Ovo inteiro 1
Pão Ralado qb
Molho Inglês 1 borrifo
Manteiga e Azeite qb
Cogumelos frescos 1 embalagem
Vinho do Porto 1 golpe
Natas 2 pacotes

Numa tigela desfazer os hamburgers que compraram no talho, que vêm sem qq tempero; temperamos com sal e pimenta e juntamos a cebola e o alho que devem ser picados muito finamente, o máximo possível! Adicionamos um ovo inteiro, um borrifo de molho inglês e o pão ralado e amassamos tudo, para que se torne numa massa moldável. Fazemos pequenas bolas e achatamos para formar o hamburger; sabem bem se forem pequenos e tb cozinham mais rapidamente (dos 5 que comprei no talho obtive 8). Reservamos.
Arranjar os cogumelos e lamina-los, mas não muito finos e reservar.
Numa frigideira derreter um pouco de manteiga juntamente com um pouco de azeite e quando estiver bem quente fritamos os hamburgers, baixando o lume para que não estorriquem! Devem ser fritos dos dois lados, e como são pequenos o processo é relativamente rápido. Em estando fritos retiram-se da frigideira e reservam-se; na mesma frigideira e aproveitando os sucos da fritura, juntamos um pouco mais de manteiga e fritamos os cogumelos, que devem tb ser temperados com sal e pimenta; a meio da fritura golpeamos com o vinho do porto e deixamos evaporar adicionando então as natas; quando levantam fervura adicionamos os hamburgers que tínhamos reservado, para que reaqueçam e ganhem os sabores do molho. Servir bem quente acompanhado de um bom arroz branco.
Bom Apetite!

3 comentários:

Pedro R. Andrade disse...

Muito bom.
Tenho uma dica: em vez de cebola usar duas chalotas que secam menos a carne.

Os Petiscos da Leonor disse...

É sem dúvida uma óptima dica! Mas é mais fácil ter à mão uma cebola, e esta é nova, sendo mais sucolenta e adocicada que as tradicionais.
Obg,
L.

Travessias Portugal disse...

Leonor,
Estava aqui a tentar arranjar um pretexto para fazer uns hamburguers hoje para o jantar. Boa ideia esta que já me está a dar fome.
Obrigado pelas excelentes sugestões.
Bjs
Miguel