Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 6 de julho de 2010

Rosbife



Rosbife
Quem não gosta? Mais mal passado, mais bem passado....mas sempre com molho e acompanhamentos certos!
Peça de Vazia (Vaca) 500 gr
Sal Grosso e Pimenta Preta qb
Manteiga e Óleo qb
Vinho do Porto (ou Conhaque) qb
Maizena Express qb
Leite qb

A carne de vaca nunca deve ser temperada com sal com antecedência, pois o sal vai enrijece-la! Assim sendo aconselho a que a temperem mesmo antes de ser cozinhada.
Temperar a peça de vazia ao momento com sal grosso e pimenta preta moída ao momento e num tacho baixo e largo derreter uma boa porção de manteiga, juntamente com um fio de óleo (o óleo vai ajudar a que a manteiga não queime tanto); qd a gordura estiver bem quente colocamos a peça de carne para fritar, virando qd necessário para que ganhe cor e crosta no seu todo; depois podemos baixar o lume e vamos virando de vez em qd para que cozinhe uniformemente, podendo tb estar tapado durante alguns minutos (prefiro não usar o forno pq seca muito a carne); qd acharem que está cozinhada ao vosso gosto (lembrem-se que rosbife é para comer encruado) golpeiem generosamente com o vinho do Porto que deve evaporar e dêem mais umas quantas voltas à carne para que ela embeba estes sabores do vinho; retirem a peça de carne e reservem já em cima da tábua onde depois a vão trinchar/cortar.
Para o molho vamos aproveitar todo o líquido que restou no tacho, polvilhando com um pouco de maizena express e agitando com umas varas para que se incorpore; deitar leite aos pouco e ir mexendo sempre para que engrosse; o molho vai cozinhando e engrossando, pelo que podem acrescentar mais leite sempre que acharem necessário e para que adquira uma consistência cremosa, nem muito liquida nem muito grossa! No fim e se preferirem podem passar pelo passador, eu pessoalmente prefiro não passar!
Cortar a carne em fatias bem finas e servir com o molho bem quente; para acompanhar há várias opções, tais como esparregado, batata palha, arroz branco, salada...etc....
Bom Apetite!

1 comentário:

http://www.hacksiber.com/ disse...

This blog is awesome to read such as hacksiber. Would you like to download latest games and software cracks for free ?? If yes then visit me.