Num mercado em Amesterdão....

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Penne "al nero di seppia" com Gambas, Tomate Seco e Sementes de Sésamo





Penne "al nero di seppia" com Gambas, Tomate Seco e Sementes de Sésamo
Massas! Todos gostamos delas; podem ser mais simples ou mais elaboradas, com mais ou menos "conduto", com ou sem molho, mas são sempre boas....e esta ficou mesmo muito boa! Cá em casa de vez em quando tenho destes mimos a meio da semana, sem sequer precisar de visitas, acho que todos merecemos! E ainda por cima estreei o meu WOK novo, uma peça que me faltava na cozinha.....
Penne "al nero di seppia" - 500 gr
Água, Sal Grosso e Azeite - qb
Gambas congeladas descascadas - 400 gr (de boa qualidade)
Sal Grosso, Pimenta Preta, Piri-piri em folha e Limão - qb
Tomate seco - 100 gr
Alho - 2 dentes
Azeite e Manteiga - um boa colher de sopa de cada
Vinho do Porto - um bom golpe
Molho de Soja - um peq golpe
Sementes de soja - qb

Cozer a massa (que pode ser esta ou qq outra) em água a ferver com sal e azeite; não deixar passar do ponto ideal, e reservar. Temperar as gambas já descongeladas com Sal Grosso, Pimenta Preta, Piri-piri em folha e sumo de Limão. Cortar o tomate seco em Juliana (tiras muito fininhas) e demolhar em azeite; picar o alho.
No WOK (ou numa grd frigideira) deitar a manteiga e o azeite e deixar aquecer bem, deitando então o alho e o tomate seco já escorrido do azeite; sem deixar o alho queimar juntar as gambas e envolve-las bem para que fritem uniformentente por 5 minutos; golpear com o vinho do porto, deixar evaporar e golpear então com um bocadinho de molho de soja. Juntar agora a massa e envolver tudo bem, garantindo que tudo fica quente. Polvilhar com as sementes de sésamo e servir de imediato!
Bom Apetite!

Sem comentários: