Num mercado em Amesterdão....

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dica - Cozer Peixe


Dica - Cozer Peixe
Peixe cozido, à partida, parece uma coisa sem graça! Mas isso não é verdade. Se o peixe for bom e o cozerem como deve ser, acreditem que vão adorar e chorar por mais. Alegrem a água da cozedura e assim obterão uma refeição tb mais alegre. O peixe que mais cozo cá em casa é a Pescada, que aconselho comprarem congelada, pois é certamente mais fresca do que a supostamente fresca (é um peixe de alto mar, demora muitos dias a chegar à costa, por isso só é fresco se for ultracongelado ainda em alto mar!).
Na água podem juntar o seguinte: sal, pimentas em grão (variadas), folha de louro, dentes de alho esmagados com casca e tudo, salsa ou coentros, meia cebola com casca tb, um talo de alho francês ou de aipo,.....etc...juntem tudo ou apenas o que tiverem (não juntem cenoura pq esta dará cor ao peixe, a não ser que gostem ou que seja o salmão!). Deixem esta água ferver por uns bons minutos antes de adicionarem o peixe, para que ganhe toda a intensidade de sabores que precisamos para transmitir depois ao peixe. Lembrem-se que o peixe coze rápido, nada pior que peixe demasiado cozido! Pode ser cozido inteiro ou em postas.
Bom Peixe!

6 comentários:

Jose Lima Raposo disse...

Cara Leonor

É muito importante tambêm dizer que após o peixe na água não se pode deixar levantar fervura.
Já agora parabens pela iniciativa

Os Petiscos da Leonor disse...

Obg pela a "achega" José, está muito certo! Como aliás com quase todos os alimentos! Nunca devem ser cozinhados em cachão mas sim em lume brando, para que as suas qualidades não se percam.....

Jorge Ramiro disse...

Às vezes, o mundo animal é incompreensível. Eu não sabia que existia peixe transparente. Eu já tinha visto que havia peixes que eram de outras cores e répteis que mudam de cor como camaleões. Mas por outro lado, eu não tinha idéia que existia isso. Eu tenho um cachorro, o amo muito, por isso sempre compro a melhor roupas para cães. Então, ele também pode mudar a cor :)

Anónimo disse...

A senhora até poderá perceber de cozinha, contudo não opine sobre peixe fresco ou congelado, porque sobre essa matéria é uma perfeita ignorante e poderá enganar outras pessoas

Anónimo disse...

Nao costumo comentar blogues e muito menos usar a minha profissao para dar opinioes, mas desta vez nao resisti. Sou medico e especializei-me em nutricao. Para alem disso pesco como hobby. E a Leonor esta certissima! O peixe fresco tem um sabor mais intenso que o congelado e uma carne mais tenra e firme quando comparado ao congelado, mas em relação ao valor nutricional, não há diferenças significativas entre os dois. Para alem do mais, se nao se sabe reconhecer bem o peixe fresco, o peixe congelado e sem duvida a melhor opcao, por ter muita agua na sua composicao, o peixe decompoe-se muito facilamnete.. Por exemplo o peixe dito "fresco" raramente veio do barco diretamente para o supermercado, muto provavelmente passou por um armazem, e foi transportado por muitas horas numa carrinha de destribuicao. Ao ser congelado mantem a sua "frescura" nutricionalmente falando.

Anónimo disse...

Lol um sr doutor pescador q escreve distribuição com e ahah