Num mercado em Amesterdão....

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alheiras de Caça Fritas


Alheiras de Caça Fritas
Adoro alheiras, de caça ou normais e em qq altura do ano! Tive o privilégio de as fazer quando era mais nova, desde a Matança do Porco até chegarem ao fumeiro, uma experiência ímpar e que me acompanha desde os meu 9/10 anos de idade, não me esqueço e, um dia, agora adulta, adoraria repetir este programa! Que saudades de Alijó...e bem podemos agradecer aos Judeus por esta maravilhosa invenção, divinal diria eu!
Alheiras de Caça de grande qualidade
Óleo abundante

Colocar o óleo a aquecer, pois este tem que estar bem quente quando a alheira entrar, sob pena de ficar toda empapada em óleo caso este não esteja suficientemente quente! Golpear a pele (tripa) da Alheira no seu todo e longitudinalmente.
Com o óleo bem quente colocar uma alheira de cada vez a fritar (a alheira deve mergulhar por completo no óleo); assim que a colocamos dentro do óleo a tripa deve enrolar por completo ficando a alheira com um aspecto tostadinho e crocante. Quando frita retirar com uma escomadeira e escorrer em papel de cozinha.
Servi com batatinhas salteadas em azeite, couve portuguesa salteada em azeite e alho e ovo estrelado em azeite.
Outras sugestões para cozinhar as alheiras:
No forno: ponham o tabuleiro de forno e por cima a respectiva grelha de forno tb e coloquem aí as alheiras previamente picadas e levem ao forno quando este estiver bem quente; este processo é mais demorado mas mais saudável.
Na Grelha: Humedecer as alheiras e pica-las ligeiramente e coloca-las na grelha bem quente; é tb mais saudável e mais rápido que no forno, mas tb mais arriscado para se rebentarem.
Fritar em Azeite: seguir o mesmo processo usado com o óleo; aqui a alheira toma muito o sabor do azeite. Um dia apresento outras sugestões de acompanhamento.
Boas Alheiras!

Sem comentários: