Num mercado em Amesterdão....

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dica - Facas



Dica - Facas
Eis um tema delicado! Facas.... Confesso ter grande dificuldade em cozinhar com más facas ou boas facas não afiadas! As minhas já têm 8 anos e estão impecáveis.
- Vale a pena investir em boas facas e mante-las, quando são boas são caras!
- Comprem um cepo de madeira para as ter ou uma barra de íman, estes sistemas evitam que as facas andem a bater umas nas outras ou noutros utensílios e prolongam a vida delas;
- Nunca lavar as facas na máquina, isto é assassinar uma faca a sangue frio, rebentam com o fio da faca em três tempos!
- sempre que possível lavar as facas apenas com água fia, sem qualquer detergente e apenas com uma esponja; secar de imediato e guardar; só quando estão muito gordurosas se justifica detergente ou água quente!
- afiem a faca com regularidade, mas nunca num amolador nem com pedra caseira....isto come o fio da faca! Prefira um fusil (na foto)
Em Portugal temos uma das melhores marcas de facas do mundo, ICEL! Made in Portugal e procuradas pelos melhores chefes de cozinha do mundo....eu também tenho!
Boas facas, grandes cozinhados!

3 comentários:

Pp_FANTASMA disse...

How I miss good portuguese food:)
Ks

Os Petiscos da Leonor disse...

Where are you from? Or where are you livinig?

Pedro disse...

Leonor adorei as dicas das facas!!! Nao fazia ideia que nao podiam ir à máquina :(
Nao aguento facas que cortam mal e vou seguir à linha as tuas dicas. Adorei o teu blog e vou-me aventurar com alguma receita de bacalhau que o Toni me anda a pedir há 10 anos!
Bjocas!