Num mercado em Amesterdão....

segunda-feira, 8 de março de 2010

Arroz de Tamboril e Gambas


Arroz de Tamboril e Gambas
Fiz este prato para um jantar muito especial que dei no Sábado passado e muitos me pediram a receita!
Sempre que possível devemos usar produtos frescos mas muitas vezes recorrer a peixe congelado é uma opção que em nada desvirtua a qualidade final! (e é francamente mais barato)
Tamboril cru em lombos
Gambas cruas inteiras e descascadas (mais prático)
Sal
Pimenta
Malagueta
Sumo de Limão
Cebola picada
Alho picado
Pimentos picados (misturar as várias cores disponíveis, o que arranjarem)
Tomate Pelado
Tomate ou tomatinhos cereja cortados
Coentros picados
Vinho Branco
Azeite
Arroz Agulha (diz que o Carolina é melhor, mas como absorve de mais a água fica mais apresentável o agulha; deixo ao vosso critério)

Se o Tamboril for fresco peçam para ser arranjado na peixaria mas tragam as aparas todas para casa, especialmente o fígado! Vai ser muito importante para fazermos o caldo de peixe. Se for do congelado comprem daquele que vem em lombos mas com espinha para podermos aproveitar para o caldo.
Corta-se o tamboril em cubos e junta-se às gambas; temperar com sal, pimenta, malagueta e sumo de limão, reservar!
Fazer o caldo: colocar todas as aparas e espinhas e fígado (se for fresco) numa panela com água e juntar aromáticos a gosto - cebola cortada com casca, alhos esmagados com casca, louro, salsa, coentros, pimenta em grão, sal....o que tiverem) e deixar ferver bem para que os sabores se apurem; reservar!
Num tacho baixo e largo refogar a cebola juntamente com o alho em azeite, de seguida acrescentar o pimento tb picadinho, refrescar com vinho branco e adicionar a polpa de tomate (pouca); qd tudo está refogado juntar o arroz e elvolve-lo bem. Juntar o caldo em abundância para que daqui resulte um arroz malandrinho, com caldo! Se for preciso acrescentem água, deverá ser mais do dobro de líquido em relação à quantidade de arroz; adicionar sal a gosto; qd começar a ferver baixar o lume para o mínimo e contar cerca de 7 minutos com tampa fechada; ao fim destes 7 minutos juntar o peixe e as gambas e os tomatinhos cereja, envolver tudo bem e deixar cozer mais cerca de 7/8 minutos. Antes de servir polvilhar generosamente com coentros picados (com salsa tb fica óptimo, para quem não gostar de coentros).

Neste tipo de pratos o ideal é terem tudo arranjadinho antes de começarem a confeccionar, uma boa "mise en place" é o segredo de todo o chefe de cozinha!

Bom apetite!

3 comentários:

Anónimo disse...

So, what on the ԁot is Auraωave anуωaуs, аnd
can be еxploited to serve play around nuіsancе
substitute. Ρiecе thе gimmick looks inѕtеаd
еxtга, сonѕіstіng οf a mediсo's travel to, get a testimonial and prescription medicine, and can be put-upon at your own discretion, whenever you motive it for as foresighted as you take.

Feel free to visit my blog Aurawave review

Anónimo disse...

So if yοu definitely nеed a superior аb bеlt, rіght hеre
агe sоme sеleсtions ωhich yοu сan cοnsiԁer.



Feel fгee to νisit my web-ѕitе -
Please Click The Following Website

Anónimo disse...

E-cіgarettes don't have tobacco, but instead have a sort of vaporized nicotine.

Check out my homepage: v2 cigs coupon