Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 9 de março de 2010

Sopa de Alho Francês

Sopa de Alho Francês
Que boa é a 3ª feira, cheia de legumes fresquinhos e verdes e apetitosos!
Cenoura 2
Cebola 1
Batata 1 pq.
Courgetes 1
Alho 3 dentes
Alho Francês 2
Caldo de Galinha 1 cubo (opcional)
Sal qb
Água qb
Azeite qb

Costumo fazer as sopas na panela de pressão, pois é mais rápido e mantém mais concentrados os sabores dos legumes! Mas podem usar qq panela.
Cortar o alho francês ao meio aproveitando para a base a parte verde e reservando a parte branca para o final, esta parte deve ser cortada às rodelas muito fininhas, vai ser o conduto; Descascar todos os legumes e cortar uniformemente; colocar na panela um fundo de azeite e reforar 1º a cebola com o alho francês e o alho ligeiramente, juntar o cubo de caldo de galinha, em seguida entra a cenoura e depois todos os outros legumes. Envolver tudo bem e mais que tapar os legumes com água (vai depender se gostam da sopa mais líquida ou mais cremosa...); adicionar sal a gosto não esquecendo que já colocaram um caldo que já tem algum sal, embora não seja suficiente. Fechar a panela e deixar começar a ferver; qd ferve baixa-se o lume para o mínimo e deixa-se cozinhar por 20 minutos (panela de pressão); em panela normal deverá cozinhar pelo dobro, mais ou menos. Passar os legumes com a varinha mágica e adicionar o alho francês que cortaram às rodelinhas. Deixar cozer em lume brando, de panela destapada.
NOTA: nunca deixem a sopa cozinhar em cachão/a ferver de pulo, pois dá cabo das proteinas e fibras dos legumes e não coze mais depressa por causa disso! Assim que ferve baixa-se o lume!
Bom apetite!

3 comentários:

Unknown disse...

o caldo de galinha é essencial? é uma das coisas que eu não uso...

Os Petiscos da Leonor disse...

o caldo de galinha pode ser dispensado! é apenas uma ideia que ajuda a dar à sopa um sabor mais intenso!

Unknown disse...

Já a fiz e cá em casa adoraram.beijinho