Num mercado em Amesterdão....

segunda-feira, 8 de março de 2010

Tarte de Limão


Tarte de Limão
Bolacha Maria 200 grs
Manteiga 125 grs
Leite Condensado 1 lata
Sumo de 2/3 limões
Raspa de 1/2 limões
2 gemas
Para a cobertura:
Açúcar
ou as claras para ser merengada
ou 1 pacote de natas para ser com chantily muito pouco açucarado

Liguem já o forno para ele aquecer bem; liguem na temperatura máxima e quando colocarem a tarte reduzam para cerca de 180ºc.
Moer as bolachas na picadora, mas não deixar reduzir a pó, convém ficar semi granulado; juntar a manteiga à temperatura ambiente (nunca derreter)e juntar com as mãos até ficar uma massa uniforme (o calor das mãos é que derrete a manteiga). Forrar uma tarteira de fundo móvel com esta massa com a ajuda de uma colher de sopa para espalhar uniformemente. Levar a tarteira ao congelador aproximadamente 10 minutos (o tempo de preparar o recheio); o levar ao congelador vai dar uma consistência crocante à bolacha qd esta sair do forno!
Deitar o leite condensado numa tigela, juntar as gemas e de seguida a raspa e o sumo de limão, misturando com umas varas.
Retirem a tarteira do forno, encham com o recheio e levem ao forno até dourar e verem que a bolacha já está castanha. Se fizerem com merengue retirem do forno mais cedo pq terá de voltar mais tempo ao forno; se for com natas deixem ficar no ponto de cozedura total.
Boa sorte a todos.....

8 comentários:

Os Petiscos da Leonor disse...

Eis a 1ª receita.....

O outro eu disse...

Leonor,

Parabéns. Ideia muito boa. Sempre a pensar nas amigas!!! Acredita que se tiveres receitas práticas e rápidas vou ser tua seguidora. Tenho que treinar aos fins-de-semana.
Boa sorte.
Beijos
Margarida Lamy

Mariana disse...

Boa!
Uma ideia gira era pôr aqui ideias/receitas prácticas e fáceis para aquelas mães que trabalham mas que quando chegam a casa gostam de fazer um jantarinho para a família e que não querem recorrer aos congelados!
Que tal?
Vou seguir atentamente.
Mariana

maryabb disse...

Mana,mas que grande ideia,mas pff,umas receitas mais práticas de vez em qdo,bem vê que não vou estar a alimentar um matulão (PIU) com queijo brie e outros q tais!!!!
Parabens pela iniciativa!!! Asua mãe com quem almocei n semana passada já me tinha falado nisto. O pai fez um almocinho p as tias de Caxias d melhor,como sempre. Beijo Querida e sucesso

Joana Maia disse...

Parabéns D. Mana ainda acabas famosa como a Julie & Julia e convidada a publicar um livro! Podias fazer uma página de receitas para crianças, simples, ricas e gostosas estou a precisar de inspiração que o meu Tomás anda a comêr mal. Bjsssss e Parabéns

Unknown disse...

Ó Mana mas que maravilha,estou a gostar bastante das suas sugestões são faceis e boas.Não fique stressada por causa das receitas não vale apena bjsssssse muitos PARABÉNS

Os Petiscos da Leonor disse...

Aqui ainda sem cobertura...estava a arrefecer!

ivc disse...

Querida Mana, adoro a ideia e vou tirar ideias. Começo com esta tarte que é a minha sobremesa preferida.
Sugiro que nos dês receita de doces de ovos que é a preferida do meu husband.
Mtos beijinhos e vou estando atenta.
Parabéns,
isabelinha