Num mercado em Amesterdão....

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Molho de Tomate



Molho de Tomate
Adoro molho de tomate caseiro, é sempre bom! Óptimo para pratos de peixe ou carne, para ovos, legumes...é multifunções. Podemos fazer em dose reforçada e depois congelar em pequenas quantidades para futuras utilizações, boa?!
Tomate Fresco 500 gr (tb podem usar tomate pelado juntamente com polpa)
Cebola 2
Alho 3 dentes
Vinho Branco qb
Ketchup qb
Azeite, Sal e Pimenta Preta qb
Água qb
Oregãos ou mangericão qb
Manteiga 1 c. de sobremesa
Leite 1 peq. golpe

Lavar e pelar os tomates; abri-los em quartos e retirar as sementes; cortar aos quadradinhos e reservar. (para pelar os tomates sugiro que lhes dêem um pequeno golpe em cruz no rabo e os levem ao microondas o tempo necessário para a pele se soltar)
Num tacho baixo e largo refogar em azeite a cebola e o alho picados (não deixar queimar, apenas até ficar a cebola translúcida); juntar o tomate e deixar cozinhar levemente; salpicar então generosamente com vinho branco e deixar evaporar; juntar água, temperar com sal e pimenta preta, adicionar ketchup a gosto e deixar cozinhar em lume brando. Podem ir acrescentando água à medida que esta se vai evaporando.
Quando estiver o tomate cozinhado, passar tudo pela varinha mágica e acertar temperos; se estiver ainda muito líquido deixa-se mais tempo ao lume para que reduza; se estiver muito espesso adiciona-se mais água e deixa-se o tempo necessário ao lume para que incorpore!
No final de tudo podem adicionar uma colher de sobremesa de manteiga e um pequeno golpe de leite, que vão dar cremosidade e suavizar ainda mais o molho.
Antes de servir podem polvilhar com oregãos secos ou mangericão seco ou fresco, o que tiverem mais à mão! O que não quiserem usar podem congelar!
Fiz este molho para acompanhar Bifinhos de Frango Panadaos (receita segue no blogue)
Bom Apetite!

Tempo Aproximado de preparação e cozedura: 30'

Dica - Molho de Tomate / Cortar o ácido
Como todos sabem o molho de tomate tem tendência a ficar demasiado ácido! Tradicionalmente e para cortar o ácido adiciona-se açúcar. Eu, em vez de açúcar, uso ketchup, pois é doce e é de tomate, enriquecendo ainda mais o sabor do meu molho! Experimentem....
Bom Molho!

1 comentário:

Ana Ros disse...

Adoro! :)