Num mercado em Amesterdão....

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Souflée de Pescada com Courgete e Cenoura



Souflée de Pescada com Courgete e Cenoura
Um Souflée ou é bom e bem feito e bem apurado ou então corre o sério risco de ser uma peste sem saborona ou a saber a "pechum"! Como tal há que ter primor quando o fazemos e tratar cada passo com o maior carinho!
Postas de Pescada 3 (podem usar qq outro peixe)
(para cozer o peixe: água, louro, sal, grãos de pimenta e dentes de alho partidos)
Cebolas Picadas 2 pequenas
Cenouras Raladas 2 médias
Courgete Picada (com casca) 1 grande
Manteiga e Azeite qb
Sal e Pimenta Branca qb
Mistura Toscana qb (à venda em lojas gourmet) - opcional
Molho Béchamel qb (ver receita no blog ou usar de pacote)
Gemas de Ovos 4 tamanho XL
Claras de Ovos 4 tamanho XL

Para pratos de forno lembrem-se sempre de ligar o forno bem antes de o usarem, para que vá aquecendo!
Em primeiro lugar cozemos o peixe em água temperada como indicado em cima; escorrer quando cozido e deixar arrefecer; quando frio desfiar e reservar.
Fazer o molho Béchamel seguindo a receita do blog (secção Molhos) e reservar.
Numa frigideira deitar metade manteiga metade azeite e refogar a cebola ligeiramente, entrando depois entra a cenoura que se deixa tb refogar e só no fim entra a courgete (cozinha mais depressa); temperar tudo com sal grosso e pimenta branca e tb a mistura toscana a envolver tudo bem deixando cozinhar em lume brando; convém que os legumes fiquem ligeiramente aldentes!
Num tigela grande deitar os legumes já cozinhados, o peixe desfiado, as gemas dos 4 ovos (tem que se misturar logo as gemas para que não cozinhem) e o molho béchamel, misturando tudo até que fique um preparado homogéneo e cremoso; por fim bater as claras em castelo e envolve-las no preparado anterior, com cuidado!
Untar um pirex alto com manteiga, deitar a mistura e levar ao forno já bem quente. Demora cerca de 30', mas convém ir vendo se levanta bem e depende tb do tipo de pirex usado.
Tem que ser comido assim que sai do forno, pois começa logo a descer!
Bom Apetite!

Tempo aproximado de preparação e cozedura: 50'

3 comentários:

Maria Joao disse...

Fiz hoje ao jantar e correu lindamente, ficou uma delícia. Tenho só uma sugestão que é começar por avisar que o forno deve estar bem quente logo no princípio da receita, para ficar preparado...
Beijinhos e obrigada pelo jantar! Maria João

Os Petiscos da Leonor disse...

Ola Maria João! Fico contente por lhe ter corrido bem.
Realmente tem razão em relação ao forno quente, eu só aviso no fim que o forno deve estar já bem quente.....para quem faça tudo sem ler a receita primeiro pode vir a ser um problema! Vou corrigir!
Um bjn e obg
L.

Anónimo disse...

[url=http://skachat-skiny.citybrokergroup.ru/skachat-vindovs-7-cherez-torrent.html] [img]http://s49.radikal.ru/i124/0903/2f/23d51d9c24ec.jpg[/img] [img]http://s43.radikal.ru/i101/0903/2e/b3f12ac6098d.jpg[/img] [img]http://s56.radikal.ru/i152/0903/5a/514cd4ad699d.jpg[/img] [/url]
- Маша.
Жарко в кузне.
Сима улыбнулась.
- Только skachat vindovs 7 cherez torrent вымен однако достало.
- Властитель велел пригласить чтобы начала всего вас.

[url=http://skachat-skiny.citybrokergroup.ru/skachat-vindovs-7-cherez-torrent.html] Skachat vindovs 7 cherez torrent. [/url]