Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pescada Cozida com Todos



Pescada Cozida com Todos
Em primeiro lugar relembro uma dica que já dei sobre como cozer peixe e este ficar delicioso! Ora vejam:
Dica - Cozer PeixePeixe cozido, à partida, parece uma coisa sem graça! Mas isso não é verdade. Se o peixe for bom e o cozerem como deve ser, acreditem que vão adorar e chorar por mais. Alegrem a água da cozedura e assim obterão uma refeição tb mais alegre. O peixe que mais cozo cá em cada é a Pescada, que aconselho comprarem congelada, pois é certamente mais fresca do que a supostamente fresca (é um peixe de alto mar, demora muitos dias a chegar á costa, por isso só é fresco se for ultracongelado ainda em alto mar!).
Na água podem juntar o seguinte: sal, pimentas em grão (variadas), folha de louro, dentes de alho esmagados com casca e tudo, salsa ou coentros, meia cebola com casca tb, um talo de alho francês ou de aipo,.....etc...juntem tudo ou apenas o que tiverem (não juntem cenoura pq esta dará cor ao peixe, a não ser que gostem ou que seja o salmão!). Deixem esta água ferver por uns bons minutos antes de adicionarem o peixe, para que ganhe toda a intensidade de sabores que precisamos para transmitir depois ao peixe. Lembrem-se que o peixe coze rápido, nada pior que peixe demasiado cozido! Pode ser cozido inteiro ou em postas.

Para este prato usei:
Pescada Congelada nº 5 6 postas Batatas 500 gr
Brócolos 400 gr
Ovos 6

Cozer os brócolos em água a ferver com sal e deixar sempre destapado; escorrer e reservar;
Cozer as batatas com pele em água com sal; escorrer e reservar; pelar então as batatas (cozo com casca pq ficam mais saborosas e a consistência tb melhor).
Cozer os ovos em água com sal e vinagre (ver dica descascar ovos); escorrer e deixar de baixo de água fria; descascar e reservar;
Descongelar a pescada ao natural e cozer de acordo com a dica acma indicada.
Costumo dispor tudo numa grande travessa e coloco-a por cima de uma panela com uma das águas a ferver e tapado com papel prata; assim vai mantendo tudo quentinho até ir para a mesa!
Podem usar os legumes que vos apetecer, como cenoura, cuve-flor, feijão verde, etc...
Bom Apetite!

Tempo aproximado de preparação e cozedura: 35'

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou experimentar outra vez comer peixe cozido com esta cozedura enriquecida....! Há já batantes anos que como sempre o peixe cozido com um molho de coentros inventado por mim e arroz branco (sei que parece estranho, mas era a única maneira de comer peixe cozido). Deixo-lhe a maneira de fazer este molho para se quiser experimentar, é facílimo e delicioso. Eu faço uma vez e tenho uma data de caixinhas que uso para congelar para 10 ou mais vezes: um refogado de alho françês, cebola e alho em azeite, junto a água de cozer o peixe que só tem sal (no seu caso deve ser muito melhor), depois junto um molho muito grande de coentros picados e com a varinha desfaço tudo (ás vezes qdo é para poucas vezes acrescento uma ou duas malaguetas), é simples e óptimo.

Adeus Leonor e continuação de bons petiscos

António Monteiro

Anónimo disse...

Esta receita com a dica e a boa energia com que está vai-me trazer de volta ao peixe cozido ! Valeu e obrigada!

Catarina Brás disse...

Boa dica !
muito obrigada
a minha pescada já não irá ficar sem graça, certamente ;) !